Política

Secretário de Saúde será convocado para explicar mortes no PAI

Pela Assembleia Legislativa


O presidente da Comissão de Direito da Pessoa Humana, Questões de Gênero, Assuntos Indígenas, da Mulher, do Idoso, da Criança, do Adolescente, do Afro-Brasileiro e Defesa do consumidor (CDH), deputado sstadual Pedro da Lua (PSC), confirmou ao Diário do Amapá que vai convocar o secretário Pedro Leite para prestar esclarecimentos sobre o relatório feito pelo Sindicato dos Médicos encaminhado para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e Conselho Regional de Medicina (CRM), com a informação de que nos dez últimos dias de junho seis crianças, com idades entre cinco meses e sete anos, morreram no Pronto Atendimento Infantil (PAI), única pediatria pública do estado, por falta de leitos e equipamentos essenciais na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

De acordo com Da Lua, a CDH quer explicações sobre as mortes e saber das providências tomadas pela Sesa para reduzir a mortalidade naquela unidade de saúde. Outro esclarecimento é quanto à notícia de que um feto teria sido incinerado junto com material cirúrgico, por engano.

“Nesta segunda-feira vou usar a tribuna para cobrar as explicações e defender a votação deste requerimento em regime de urgência. A ideia é ouvir o secretário de saúde até à próxima quarta-feira. É importante que o secretário explique o que realmente aconteceu e que providências estão sendo adotadas para evitar a ocorrência de mais mortes e melhorar a área de saúde do estado”, ressaltou o parlamentar.


Deixe seu comentário


Publicidade