Cidades

Campanha imuniza 8 mil crianças contra a poliomielite na capital

A campanha seguem até o dia 31 de agosto somente nas UBS’s. 


O sábado, 15, foi um dia voltado para a saúde das crianças de seis meses a cinco anos de idade. Isso porque a Prefeitura de Macapá deu início à Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) funcionaram das 8h às 17h imunizando 8 mil crianças da meta total de 42 mil a serem vacinadas até o dia 31 de agosto, quando a campanha se encerra. Para a abertura das campanhas foram disponibilizados 30 postos de vacina na capital e 10 na zona rural.

E a ida às unidades de saúde também foi a oportunidade dos pais colocarem em dia a caderneta de vacinação e fazer a suplementação de vitamina A no mesmo público-alvo, e que também estará acontecendo no mesmo período. A dona de casa Sandra Carvalho, mãe da pequena Isabelle, de 8 meses, mantém em dia a carteira de vacinação da filha. “Eu entendo que as vacinas são a única maneira de prevenir algumas doenças, por isso me preocupo em manter as vacinas sempre em dia”.

De acordo com a coordenadora municipal de Imunização, Jorsette Cantuária, o início da campanha atingiu números dentro do esperado. “Os pais entenderam a importância da vacinação e trouxeram seus filhos às unidades. A única forma de prevenir a paralisia infantil é com a vacina. Os que não puderam levar seus filhos no dia de hoje podem procurar qualquer UBS de segunda a sexta-feira para vacinar e suplementar suas crianças”.

O autônomo Miguel Santana ficou com a missão de levar os filhos Kauê e Jonathan, de 2 e 4 anos respectivamente, e colocar em dia a suplementação de vitamina A do filho mais velho. “Com a correria do dia, o mais velho acabou ficando com as doses de vitamina atrasadas, mas pude atualizar toda a caderneta dele. Para a gente que trabalha de sol a sol é bem prático poder fazer isso de uma vez só”.

As campanhas seguem até o dia 31 de agosto somente nas UBS’s. Para este ano, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) tem a meta de imunizar 42 mil crianças contra a poliomielite e fazer a suplementação de vitamina A em 29 mil crianças.


Deixe seu comentário


Publicidade