Prefeito cobra ações urgentes para Macapá
Clécio Luís elogia Waldez pela criação da Secretaria das Cidades
“O governador Waldez Góes (PDT) foi muito feliz ao criar a Secretaria do Desenvolvimento das Cidades. Como prefeito de Macapá e na condição de presidente da Associação Amapaense dos Municípios, prestigiei a solenidade de lançamento da nova secretaria e a posse do secretário Alcir Matos,e fiz questão de cumprimentar pessoalmente o governador pela medida, e aproveitei para cobrar dele ações urgentes para contemplar os municípios, principalmente Macapá e Santana, que são os mais populosos e os que apresentam maiores problemas nos setores de infra-estrutura e mobilidade”.
A declaração foi dada pelo prefeito de Macapá, Clécio Luís (Psol), na manhã dessa quinta-feira, 20, por telefone, no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9). De acordo com ele, as expectativas dos prefeitos são muito grandes no que diz respeito ao direcionamento de ações voltadas para o desenvolvimento dos municípios.
“A Secretaria das Cidades pode ser o primeiro grande passo para o estabelecimento de parcerias com todo os municípios, conforme o governador prometeu durante a campanha e vem ratificando desde que assumiu o atual mandato. Essas ações, entretanto, estão demorando muito, e estamos em pleno verão. Além das dificuldades financeiras que enfrentamos, ainda nos deparamos com o clima, que tem sido adverso, tanto que em pleno verão tivemos chovas 16 dias só em agosto. Isso atrapalha um pouco, porque os problemas são muitos. Travar serviços fundamentais, essenciais para a população por conta de divergências político-partidárias seria incoerência, por isso estamos nas expectativa de respostas imediatas”, cobrou Clécio Luís.
Linhas de crédito
Momentos antes de assumir a recém criada Secretaria de Estado do Desenvolvimento das Cidades, nessa quarta-feira, 19, o secretário Alcir Figueira Matos afirmou, por orientação do governador Waldez Góes, que o trabalho dele terá como foco o direcionamento de ações para todos os municípios amapaenses: “Seremos interlocutores entre o Governo e as Prefeituras, entre o governador e os prefeitos. Nossas ações vão contemplar todos os 16 municípios, independentemente de siglas partidárias, e já começamos a trabalhar nesse sentido, com a abertura de linhas de crédito junto à Caixa Econômica Federal (CEF), que é um grande financiador dos municípios, e vamos ajudar as prefeituras a acessar esses financiamentos, além de dar apoiamento político. Vamos atuar com muito vigor, também, na questão de licenciamentos ambientais e iniciar um trabalho no plano de mobilidade urbana”.
A falta de previsão orçamentária para a nova secretaria em2015 não vai ser problema, segundo Alcir Matos: “Na realidade, vamos dispor de recursos suplementares, com orçamento destinado pelo Governo do Estado a intervenções nos municípios, sem tirar características das demais secretarias, como execução de obras, por exemplo. Vamos ouvir os prefeitos, detectar as prioridades, ajudar a captar recursos, ajudar todos os prefeitos com capacitação dos servidores, inclusive disponibilizando pessoal especializado; enfim, vamos buscar recursos. O desafio é muito grande”.
Na ocasião, presente no estúdio da DiárioFM, quando comentou a rejeição da Assembleia Legislativa (AL) ao pedido do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para processar e julgar recurso do Ministério Público do Amapá contra a absolvição de Waldez Góes no caso dos consignados, o líder da oposição na AL, deputado Paulo Lemos (Psol), previu que neste primeiro ano a nova secretaria enfrentará muitas dificuldades: “As dificuldades vão ser grandes neste primeiro ano por falta de orçamento, mas acreditamos que no ano que vem isso vai ser solucionado. Porém, como o próprio Alcir Meira comentou, o foco do trabalho é o levantamento das prioridades e a interlocução entre prefeitos e outros secretarias, fazendo articulação política e captação de recursos”.
Deixe seu comentário
Publicidade