Cidades

Ministro manda Caixa abrir conta para receber dinheiro de Pizzolato

Depósito está previsto em tratado de extradição assinado com a Itália


O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Caixa Econômica Federal abra uma conta bancária para receber € 113,8 mil – cerca de R$ 442,7 mil – encontrados com o ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, quando foi preso na Itália, para onde fugiu após sua condenação no processo do mensalão.

A decisão segue regra prevista no tratado firmado com a Itália que prevê a entrega de bens e objetos frutos do crime cometido, caso a extradição seja confirmada. O processo para enviar Pizzolato ao Brasil ainda tramita na Justiça administrativa italiana e não tem prazo definido para terminar.

Ex-diretor do BB, Pizzolato foi condenado a 12 anos e 7 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro no processo do mensalão. A Justiça comum da Itália já aprovou sua extradição, mas o Conselho de Estado, instância administrativa, ainda vai julgar um recurso apresentado pela defesa.

A quantia encontrada com Pizzolato foi informada pela Interpol em Roma. A decisão de entregar o montante ao Brasil foi determinada no processo juidicial de extradição.


Deixe seu comentário


Publicidade