Cidades

Escolas estaduais se preparam para desfiles cívicos

Programação começa no dia 5 de setembro


Os ensaios para os desfiles cívicos deste ano já iniciaram nas escolas da rede estadual de ensino. A programação, promovida pela Secretaria Estadual de Educação (Seed), acontece nos dias 5, 12 e 13 de setembro. Com a temática: “O Jeito Amapaense de Ser, as Identidades que Encantam”, os desfiles irão retratar os 16 municípios do Estado, dando evidência aos seus personagens ilustres e suas identidades, por meio das riquezas culturais, econômicas, políticas e sociais de cada localidade.

A programação começa no sábado, dia 5 de setembro, das 8h às 12h, na Avenida Santana, com o desfile cívico no município de Santana. No dia 12, acontece o desfile na Zona Norte de Macapá, na Rodovia do Curiaú. No dia seguinte, será o desfile cívico na Avenida Ivaldo Veras, no Sambódromo.

Na Escola Estadual Esther da Silva Virgolino, mais de 50 alunos do ensino médio, na faixa etária de 15 a 19 anos, participam dos os ensaios diários da banda de fanfarra, no período da tarde, na quadra poliesportiva da escola.

“Eles são muito responsáveis com os horários dos ensaios e estão muito ansiosos para as apresentações deste ano dos desfiles cívicos. A banda de fanfarra da nossa escola é tradicional e irá se apresentar também em outros municípios do Estado”, afirmou Enedina de Carvalho, diretora da escola, que coordena os ensaios junto com a equipe pedagógica da instituição.

Os ensaios na Escola Estadual Gonçalves Dias estão em fase final. Segundo a diretora, Edna Palmerim, os ensaios também são realizados após o horário das aulas, no turno da tarde. “Além dos treinos da banda, os estudantes estão aprendendo passos de marcha, a terem melhor postura e compasso, concentração, disciplina e companheirismo”, explicou a diretora.

De acordo com a coordenadora de Educação Básica e Profissional da Seed, Edilene Dias, este ano o evento envolverá 128 unidades escolares, com a participação de 2.610 estudantes e 1.320 funcionários das escolas, além de 420 funcionários da Seed e 220 das secretarias parceiras.


Deixe seu comentário


Publicidade