Cidades

Mãe Luzia alerta sobre importância do Teste do Olhinho

Prevenção de doenças


O Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML) oferece o Teste do Olhinho aos recém- nascidos internados e de alta hospitalar. O teste permite detectar problemas graves de visão e faz parte da rotina dos exames da maternidade, podendo ser realizado de segunda a sexta-feira (exceto às quartas), no horário de 14h às 16h.

Durante o procedimento, o médico examina o fundo do olho do bebê com um aparelho chamado oftalmoscópio. Assim pode observar alterações que podem desencadear futuros problemas. Podem ser detectadas doenças como catarata, glaucoma congênito, retino-blastoma e retinopatia na prematuridade. Se diagnosticado alguma das enfermidades, o tratamento pode ser iniciado imediatamente, diminuindo o risco do bebê perder a visão.

Segundo a pediatra Raissa Furlan, as crianças não nascem sabendo enxergar, aprendem com o tempo, assim como a sorrir, falar, engatinhar e andar. Para isso, as estruturas dos olhos precisam estar normais. “Por isso é importante que o exame seja realizado logo após o nascimento do bebê”, observou Raissa.

A especialista ainda reforçou que caso o exame não for realizado de imediato, deve ser feito na primeira consulta de acompanhamento do bebê. Se detectado algum problema, a criança deve ser encaminhada para avaliação com o oftalmologista. O exame não é obrigatório e, devido a isso, muitos hospitais não realizam, cabendo aos pais esta tarefa.


Deixe seu comentário


Publicidade