Política

Vereadoras de Macapá levam ações de saúde às internas do Iapen

COMISSÃO DE DEFESA DA MULHER


Internas do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá-IAPEN, zona oeste de Macapá, receberam orientação jurídica e saúde por meio de palestras. A iniciativa foi da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher(CDDM) da Câmara Municipal de Macapá (CMM). As vereadoras Adrianna Ramos(sem legenda) e Neuzinha Velasco (PSB), integrantes da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, participaram da programação.

Segundo a vereadora Adrianna Ramos, que preside a Comissão, o objetivo foi levar orientação jurídica, de saúde e informação, por meio de palestras destinadas as internas do Iapen: “Estamos no Mês Nacional do Interno. Iremos aproveitar para levarmos apoio e assistência a essas mulheres, que muitas vezes são esquecidas pela sociedade e pela própria família”.

A vereadora ressaltou que a proposta foi auxiliar para que os processos jurídicos, envolvendo as internas do Iapen sejam mais ágeis e céleres. Durante a ação, 30 internas receberam atendimentos jurídicos. Das 125 internas do Iapen, 50 delas assistiram a uma palestra sobre sexualidade.

A palestra foi proferida pelo psicólogo Altiere Ponciano, Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica. O tema foi tratado com descontração, inclusive com a participação das internas.

Um dos problemas enfrentados pelas internas, é que mesmo com a liberação das visitas íntimas às internas do Iapen, a freqüência com que elas recebem visitas de maridos ou namorados é bem menor que os homens no presídio.

As ações da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher dentro da Penitenciária Feminina receberam apoio da Associação dos Advogados Criminalistas do Amapá (Acrimap, por intermédio dos advogados Fernando Secato e Anselmo Ávila.

Para a coordenadora da Penitenciária Feminina, Patrícia Vales Gonçalves Batista, considera a parceria fundamental para ajudar inclusive no processo de ressocialização das internas.

No final da visita, houve sorteio de Kits de higiene pessoal.


Deixe seu comentário


Publicidade