Cidades

Extensionistas ganham novos notebooks de alta performance no campo

Funcionam por longos períodos sem energia elétrica


Chefes extensionistas de 26 localidades rurais receberam 26 notebooks do Governo do Amapá durante a segunda reunião de planejamento e nivelamento de informações entre representantes do Instituto de Extensão Rural do Amapá (Rurap) e sedes locais do instituto nos municípios e distritos. O encontro ocorreu nesta segunda-feira, 31, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Amapá (SDR).

Os computadores auxiliarão no desenvolvimento das atividades em campo dos técnicos extensionistas que atuam nos municípios. “São computadores com tecnologia de ponta e próprios para serem utilizados no interior devido a longa duração da bateria”, informou o diretor-presidente do Rurap José Maria Darmasso.

Um dos beneficiados foi o escritório do município de Tartarugalzinho, representado pelo chefe local Richardson Martins. Para ele, o equipamento otimizará o tempo de serviço com melhor qualidade no atendimento ao produtor. “Ele [notebook] vai contribuir para agilizar o trabalho, ficamos com algumas tarefas comprometidas como o mapeamento do produtor e agora vamos retomá-las”.

O Rurap possui 22 escritórios locais e quatro regionais, a principal função das sedes é fomentar as políticas públicas do governo para as comunidades, dando suporte aos produtores da agricultura familiar, acompanhamento e mapeamento dos trabalhadores. Cada uma recebeu um notebook. Com o equipamento será possível fazer o cadastro e emitir a carteira de agricultor no mesmo momento da visita, evitando o deslocamento até a capital.

Na reunião os técnicos expuseram as dificuldades enfrentadas no dia a dia e receberam informações sobre o Programa de Produção Integrada (PPI), previsto para ser lançado na próxima semana e que beneficiará 928 famílias. A reunião ocorre uma vez por mês.

“Estabelecemos essa reunião mensal para tratarmos do nivelamento das informações com os chefes locais e para planejarmos ações e avaliarmos as atividades desenvolvidas”, explicou o coordenador técnico do Rurap, Eli Silva.

Na ocasião, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), entregou 158 kits de formação técnica para os extensionistas. Os kits são personalizados de acordo com características da região e especialização de cada profissional. “São publicações da Embrapa compiladas para que o profissional possa ter um subsidio e qualificação para atuar na produção da sua localidade seja o açaí, a mandioca, a piscicultura entre outras atividades”, informou o chefe adjunto de transferência da Embrapa Amapá, Nagib Melen.


Deixe seu comentário


Publicidade