Waldez anuncia investimentos em infra-estrutura e mobilidade urbana
Contemplarão os municípios de Macapá, Santana e Laranjal do Jarí
O governador Waldez Góes (PDT) anunciou na manhã desta quinta-feira, 3, no Teatro das Bacabeiras, o plano de investimentos em infra-estrutura e mobilidade urbana do Estado. Com investimentos de mais de R$ 1 bilhão oriundos de operações de créditos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Caixa Econômica Federal (CEF), convênios federais, emendas parlamentares e recursos do Governo do Estado, plano prevê, inicialmente, a retomada e conclusão de obras que estavam paradas e que impactarão diretamente a vida da população, prioritariamente nas áreas da saúde, educação e mobilidade urbana.
Entre as obras programadas estão: a construção do Centro de Parto Normal; reforma e ampliação do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA); construção da Unidade de Pronto Atendimento; construção da Escola Estadual Gonçalves Dias e do Centro de Nefrologia do Hospital de Santana.
Na área de mobilidade urbana as obras serão executados em Macapá e nos municípios de Santana e Laranjal do Jari. De acordo com Waldez, o objetivo é propiciar condições para a trafegabilidade nas cidades. “Para isso, serão realizados serviços de terraplanagem, pavimentação, drenagem, sinalização viária e acessibilidade para as principais ruas e avenidas de acesso que possuem corredores de ônibus e que são de responsabilidade do Estado’, explicou.
O plano rodoviário prevê investimentos de R$ 310.802.562,32 em obras de drenagem, terraplanagem e asfaltamento das rodovias estaduais AP 010 (Mazagão Novo/Mazagão Velho); AP 070 (Santo Antônio da Pedreiro-Santa Luzia do Pacuí); AP 270 (Entroncamento da Rodovia BR-156-Flexal-Pracuúba; AP 340 (Entroncamento Rodovia AP-070-Itaubal do Piririm; AP-426 (Entroncamento da Rodovia BR-156-AP-110), no município de Amapá; AP-425 (Entroncamento da Rodovia BR-156-AP 110, na Base Aérea do Amapá; e, AP-110 (São Joaquim do Pacuí-Cutias do Araguari).
Obras paralisadas
O governador justificou que, ao assumir a atual gestão, em janeiro de 2015, ele optou por decretar a paralisação das obras para garantir a segurança contratual com as construtores, que iniciaram as obras sem receber o pagamento.
“No primeiro semestre deste ano, nós enfrentamos entraves com o BNDES por falta de prestação de contas pela gestão do ex-governador Camilo Capiberibe (PSB), mas, num esforço conjunto com todas as secretarias do Governo, conseguimos realizar a prestação de contas dos recursos executados ainda na administração passada, tendo como princípio básico a transparência das informações, o que foi fundamental para estabelecer a confiança com a direção das instituições financeiras, resultando, inicialmente, de imediato, com a liberação de uma parcela de R$ 125 milhões que, agora, serão usados na retomadas das obras”, pontuou Waldez Góes.
O plano prevê para Macapá o investimento de R$ 58.612.997,52 em 52,3 quilômetros de terraplanagem, pavimentação, drenagem, sinalização viária e acessibilidade para as ruas e avenidas que foram os corredores de ônibus da Capital, contemplando os bairros Marabaixo I, II e IV; Goiabal e Ramal do Goiabal, no trecho entre a Rodovia Duca Serra e a Rua do Linhão; Zerão; Universidade; Jardim Marco Zero; Pedrinhas; Nova Esperança; São Lázaro; Renascer I e II; Pacoval; Cidade Nova I e II; Infraero I e II; Ilha Mirim; Parque dos Buritis; Açaí; Palmares; Jardim I; Jardim II; Novo Horizonte; Lago da Vaca e Ipê.
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