Ypiranga, Independente e Trem já estão confirmados
Semifinais praticamente definidas. Santos “ressuscita” e só um “milagre” salva o São José.
O Campeonato Amapaense de futebol profissional vive a expectativa de sua última partida da primeira fase. Neste Sábado, 05, São José e Ypiranga fecham a oitava rodada, ás 18h30, no estádio Zerão, em situações diferentes.
Com 16 pontos, o Clube da Torre está garantido na fase final da competição podendo, inclusive, terminar na liderança. Para o São José a missão é quase impossível e as possibilidades de passar para a próxima fase são remotíssimas. O Tricolor do Laguinho precisa vencer por 15 gols de diferença e jogar tudo aquilo que ainda não jogou neste Certame Estadual, se ainda quiser manter-se na briga pelo título.
A exceção do Independente, nenhuma outra equipe conseguiu manter a regularidade ao longo do Amapazão. Além do Carcará da Vila Maia de Santana, Ypiranga, Trem e, provavelmente, o Santos sejam os protagonistas dos jogos decisivos da competição
Santos
O Peixe da Amazônia estreou com uma vitória convincente diante do Oratório. O Atual bicampeão amapaense goleou o bicolor do Santa Rita por 6×0 e dava pinta de que seria difícil parar o time na competição. A vantagem se dava em função do Santos ter disputado, no início do ano, duas competições em nível nacional, a Copa Verde e a Copa do Brasil. Paralelo ao estadual, o alvinegro também disputa a série C do Campeonato Brasileiro.
Em seu segundo compromisso houve empate sem gols no confronto diante do Ypiranga. Nas rodadas seguintes foram 4 jogos sem vitórias, com 3 derrotas (Independente, Trem e Macapá) e um empate (São José). A reação veio diante do São Paulo e a possível classificação na goleada de 7×1 em cima do Santana. Na sexta rodada, o técnico Minga foi liberado pela diretoria para resolver assuntos particulares. O presidente de honra, Luciano Marba e seus auxiliares, Otávio Pretão e Romário, comandam a equipe. O time também foi reforçado por oito jogadores que se apresentaram no decorrer da competição.
Ypiranga
Dentro de campo o Ypiranga dava mostras de que a disposição era grande para recuperar seu prestígio no futebol amapaense. Para o campeonato deste ano, a empresa Evox Sports Manager, do empresário Hadson Nery, ficou responsável pela escolha dos jogadores e comissão técnica. Logo nas três primeiras rodadas foram sete pontos conquistados, vitórias diante do Independente (2×1) e Oratório (1×0) e empate sem gols contra o Santos.
Na quarta rodada, a polêmica: O rompimento entre os dirigente do Negro-Anil (Xerfan, Deusimar e Mata) e a empresa Evox (Hadson Nery).
A situação foi tão delicada que o Ypiranga ficou sem o treinador Leandro Rodrigues e boa parte do time para mandar a campo diante do Macapá e acabou sendo derrotado por WxO.
A Junta Governativa que comanda o clube agiu rapidamente e contratou Vitor Jaime que ficou responsável pela reformulação do elenco Ypiranguista. Com Vitor chegaram 13 jogadores e desde que assumiu o Ypiranga, conquistou três vitórias (Santana, São Paulo e Trem).
Independente
Depois de começar perdendo o Amapazão para Yíranga por 2×1, O Carcará da Vila Maia conseguiu dá uma virada no decorrer da competição. O time comandado por Elton Vinhas está a seis partidas invicto. Foram cinco vitórias (Oratório, Santos, Santana, São Paulo e Macapá) e um empate sem gols (São José). O artilheiro da competição também é do Alviverde. Rafinha Marcou cinco gols e lidera, sozinho, a artilharia. O destaque também fica por conta da torcida que tem garantido ao Independente a melhor média de público do campeonato.
Trem
Apesar de contar com um elenco bastante experiente, o Trem Desportivo Clube não conseguiu manter a regularidade no primeiro turno. A estréia foi com derrota de 2×0 para o São Paulo. Nas quatro rodadas seguintes vitórias sobre Santana, Macapá, São José e Santos. Contra o Oratório e o Ypiranga o time não conseguiu reeditar as boas atuações e acabou sendo derrotado pelos rivais. O técnico Sandro Macapá pela primeira vez comanda uma equipe no futebol profissional. Antes ele havia comandado a garotada do sub-20 que ficou com o vice campeonato.
Confrontos
De acordo com o regulamento do Campeonato Estadual, o primeiro e segundo colocados do turno jogam por dois empates diante das equipes que terminarem na terceira e quarta colocações. Os prováveis confrontos serão: Independente x Santos e Ypiranga x Trem. Os jogos serão no sistema ida e volta. Os dois vencedores das semifinais farão a finalíssima. As datas serão divulgadas na semana que vem pela Federação Amapaense de Futebol (FAF).
Deixe seu comentário
Publicidade