Cidades

Escola Estadual Antônio João tem sala de leitura revitalizada

Espaço conta com 750 títulos em 14 gêneros


Com a finalidade de desenvolver a capacidade de leitura, melhorar o desempenho escolar e, consequentemente, a vida dos alunos, a Escola Estadual Antônio João iniciou, em abril deste ano, a revitalização da Sala de Leitura Manoel de Barros, que funciona das 7h30 às 18h, sem intervalo.

O ambiente ganhou novas cores, os cuidados dos idealizadores do projeto e a aprovação total dos alunos e seus responsáveis, que desde o dia 31 de agosto – um sábado letivo – estão desfrutando do novo espaço.

De acordo com o diretor Marcelo Oliveira, a escola conta com 800 alunos do 5º ao 8º ano do ensino fundamental e atua, também, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para ele, a revitalização de um ambiente como a sala de leitura é um privilégio, pois contribuirá para a construção e ampliação da competência leitora dos educandos.

“A sala de leitura é importante para a construção do comportamento leitor dos alunos. Tudo foi feito com muito cuidado e carinho, utilizando materiais reciclados para um espaço acolhedor e atraente. Com o incentivo à leitura esperamos que os alunos possam, posteriormente, por sua conta, dar continuidade ao processo, escolher suas leituras preferidas, refletir sobre o que foi lido”, destacou.

A sala de leitura Manoel de Barros conta com cerca de 750 títulos, em 14 gêneros diferentes, entre eles, romances, contos, novelas, literatura de cordel, além de periódicos.

“Nosso objetivo é incentivar a cultura, a reflexão e o desenvolvimento de habilidades ledoras verbais e não verbais. Para isso, iniciamos com todo o empenho o ambientar a fruição da leitura, além de, em breve, executarmos oficinas de construção textual. Nosso sonho é ter alunos leitores e escritores atuantes em suas vidas”, ressaltou Raphaela Rabelo, professora de língua portuguesa e coordenadora do projeto da sala de leitura. Segundo ela, após a ativação das atividades, aumentou significativamente o interesse dos alunos até mesmo na busca de livros para empréstimos.

A escola vai desenvolver uma programação especial prevista para acontecer no dia 25, com apresentações de dança, música e teatro, que vai culminar com uma ampla socialização da sala de leitura com alunos, pais e a comunidade escolar.


Deixe seu comentário


Publicidade