Bolsonaro participa de jantar em Brasília com embaixadores de países islâmicos
Encontro foi organizado por ministério e pela Confederação da Agricultura. Ministra já disse que países estão incomodados com decisão de Bolsonaro de abrir escritório em Jerusalém.
O presidente Jair Bolsonaro participa na noite desta quarta-feira (10) em Brasília de um jantar com embaixadores de países islâmicos. Até a última atualização desta reportagem, o presidente ainda estava no local.
Além do presidente, também participaram do jantar o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.
O jantar foi organizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Ministério da Agricultura.
Segundo a CNA, foram convidados embaixadores de 40 países. O objetivo, acrescentou a entidade, é fortalecer parcerias comerciais entre o agronegócio brasileiro e os países islâmicos.
O jantar acontece dez dias após Bolsonaro anunciar, durante visita a Israel, a abertura de um escritório comercial na cidade de Jerusalém.
A decisão, segundo a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, deixou os países árabes incomodados com o Brasil.
A decisão de Bolsonaro é polêmica porque, embora Israel considere Jerusalém a capital “eterna e indivisível” do país, a Palestina reivindica a parte oriental da cidade como capital do futuro Estado.
A comunidade internacional reconhece Tel Aviv como capital de Israel.
Após a campanha eleitoral do ano passado, Bolsonaro disse que iria transferir a embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém. Em entrevistas recentes, tem afirmado que não mudou de ideia.
Os países árabes são grandes compradores de carne bovina e de frango do Brasil.
Para o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, a aproximação do governo Bolsonaro com Israel não gerará prejuízos ao agronegócio brasileiro.
Deixe seu comentário
Publicidade