União lança plano para demitir 12 mil servidores
O ministério informou que 79 mil servidores são elegíveis aos programas — em um segundo momento, outros 67 mil poderiam ser enquadrados.
Doze mil servidores federais vão passar por programas de demissão voluntária este ano. A informação é do Ministério da Economia. A Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) aprovou cinco propostas de empresas estatais para implementação de PDVs em 2019.
O ministério informou que 79 mil servidores são elegíveis aos programas — em um segundo momento, outros 67 mil poderiam ser enquadrados.
“O foco, acredito, são as estatais deficitárias. Quando uma empresa é privatizada, os trabalhadores migram para outros órgãos do governo, uma vez que são concursados. Para reduzir os custos com pessoal, surge o programa de demissão voluntária”, apontou o professor de Orçamento Público da Fucape João Eudes Bezerra Filho.
Por meio do programa, o servidor receberia uma indenização para deixar o serviço público. A medida já havia sido adiantada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, para “enxugar” os gastos com a gestão pública federal.
Além disso, o governo federal oficializou a extinção de 13.231 cargos públicos efetivos. O decreto 9.754 abrange cargos vagos e que vierem a vagar na administração pública federal.
São funções consideradas obsoletas ou que podem ser exercidas por terceirizados. Entre elas: jardineiro, piloto de lancha, técnico em radiologia e auxiliar de enfermagem.
Deixe seu comentário
Publicidade