Polícia

Amapá terá grupo específico para gerenciamento de crises

O GCrises será o responsável por definir ações e medidas de resposta imediata


A Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) concluiu o projeto que estabelece uma série de procedimentos e protocolos de ações para o gerenciamento de crises do Amapá. O plano prevê, ainda, a formação de um grupo específico para atuar em casos que vão desde assaltos com reféns até desastres naturais.

A proposta final foi formatada na manhã desta terça-feira, 22, durante encontro que reuniu representantes das Polícias Militar (PM), Civil (PC) e Técnico-Científica (Politec), Corpo de Bombeiros, Sistema Prisional, e Inteligência da Sejusp – órgãos que deverão compor uma nova equipe.

A apresentação final do projeto foi feita pelo chefe de gabinete da Sejusp, Petrúcio Alves Santana. Denominado Gabinete de Gerenciamento de Crises (GCrises), o novo grupo será criado para dar prontas-respostas à situações como sequestros, roubos com reféns, distúrbios civis (protestos e manifestações), ocupações ilegais de terras, bloqueios em estradas, ocorrências com explosivos, desastres naturais (como enchentes), além de tumultos, motins e rebeliões no sistema penitenciário.


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