Política

Secretário Alcir Matos confirma realização da Expofeira

Secretário do Desenvolvimento das Cidades argumenta que evento vai aquecer a economia do estado


O titular da Secretaria de Desenvolvimento das Cidades, Alcir Matos, confirmou na manhã desta quarta-feira, 30, no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9), que o Governo do Estado vai realizar a 51ª Expofeira Agropecuária da Fazendinha no período de 30 de outubro a 08 de novembro deste ano, apesar da Recomendação expedida pelo Ministério Público (MP-AP) para que o evento não seja realizado.

Na Recomendação, assinada pelos promotores de Justiça, Afonso Guimarães, André Araújo, Ivana Cei, Paulo Celso Ramos e Marcelo Moreira, o MP-AP argumenta que, por causa da “grave crise financeira administrativa em que se encontra o Estado”, o Governo deve se abster de realizar a Expofeira, para evitar o desperdício de recursos públicos, ou realize o evento dentro dos limites previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA).

Ainda de acordo com a Recomendação, caso o Estado resolva realizar o evento, deve ser observada a receita fixada pela LOA, no valor de R$ 573 mil, sem prejuízo, contudo, da integração e gastos de recursos públicos de outros órgãos e secretarias afins. Documento acessado no Portal da Transparência mostra que o governo do Estado já empenhou R$ 3.832.500,00 para a Expofeira, tendo como credor a Federação de Rodeio Amapaense (Ferap), recursos estes que, de acordo com Alcir Matos não são suficientes para a realização do evento, que terá duração de uma semana.

Procurado pela reportagem do Diário do Amapá, o Procurador-Geral do Estado, Narson Galeno, afirmou que foram feitos remanejamentos de recursos de outros órgãos do governo, mas sem afetar as áreas de saúde, educação e segurança pública.

Geração de emprego e renda
De acordo com Alcir Matos, só para desmontagens das baias e pintura do parque de exposições foram empregados 87 trabalhadores. “As obras da 51ª Expofeira do Amapá já estão 50% concluídas. Nesta primeira etapa, que consiste na desmontagem das baias que darão lugar a Vitrine de Negócios e pintura do Parque de Exposições da Fazendinha foram gerados 87 empregos diretos; desses, 90% são mão de obra vinda das comunidades do entorno do Parque de Exposição, porque estamos dando prioridade às pessoas que moram na região, e até o início do evento mais empregos serão gerados.

Alcir Matos explicou que não há a menor possibilidade de cancelar o evento, porque além dos investimentos que já foram realizados, ao contrário do que teme o Ministério Público, a Expofeira possui grandes atrativos para investimentos no estado: “A Expofeira é aguardado com ansiedade não apenas pelo setor primário, porque tem o condão de beneficiar todos os demais setores, por ser tratar do maior espaço para realização de negócios no Amapá, inclusive com a previsão de receber 500 animais para exposição e comercialização, com a participação de pecuaristas de vários estados brasileiros e até mesmo do exterior, como da Guiana Francesa”.

Corredor de ônibus
O Secretário anunciou, ainda, que neste ano a Expofeira vai contar com um corredor exclusivo para ônibus e táxis: “Estamos pensando em todos os detalhes. O corredor exclusivo pasra ônibus e táxis vai reduzir consideravelmente o congestionamento na Rodovia Juscelino Kubitschek (JK) durante todo oo período do evento. Nós já reunimos com a CTMac (Companhia de Trânsito de Macapá), Polícia Militar, proprietários de empresas de ônibus e representantes dos taxistas e já montamos as estratégias que será adotadas”.

O corredor exclusivo será feito a partir da rotatória da Embrapa, utilizando uma das quatro vias da Rodovia JK, para ida; outras duas pistas serão destinadas a automóveis de passeio e a outra via para o fluxo de volta.


Deixe seu comentário


Publicidade