Política

TRE-AP homologa planejamento para realização das Eleições 2016

AÇÕES SERÃO MONITORAdaS POR COMISSÃO


A um ano das Eleições Municipais de 2016, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP) debateu e alinhou ações integradas entre a presidência, diretoria geral, secretarias e coordenadorias da Justiça Eleitoral para a realização do processo eleitoral.

Na ocasião, foi homologado o planejamento para a execução de medidas e políticas do TRE para antes e durante o pleito. Uma Comissão, que será formada até o final deste mês, será responsável por monitorar o cumprimento do que foi planejado.

No encontro, ocorrido nessa sexta-feira, 02, que foi presidido pelo diretor geral do TRE-AP, Veridiano Colares, ficou definido que até as eleições serão realizadas duas reuniões mensais para discutir as ações e a formulação de soluções para as demandas referentes ao pleito. Veridiano ressaltou que um planejamento bem executado minimiza os riscos de uma eleição conturbada e oferece a candidatos e eleitores um serviço de excelência.

De acordo com o titular da Assessoria de Planejamento e de Gestão Estratégica (Asplan/TRE-AP), Cláudio Xavier, as medidas homologadas têm caráter técnico e prevêem a demanda de serviço e ações para atender à logística do pleito.

Eleições 2016

No próximo ano, os eleitores dos 16 municípios do Estado do Amapá irão às urnas, no dia 2 de outubro, escolher seus prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O primeiro turno das Eleições Municipais será em 2 de outubro de 2016 e o segundo turno, no dia 30 do mesmo mês.

Serão considerados eleitos ao cargo de prefeito e vice-prefeito os candidatos que obtiverem a maioria absoluta dos votos, não computados os votos em branco e nulos. Nos municípios com mais de 200 mil eleitores, se nenhum candidato alcançar a maioria absoluta na primeira votação, será feita nova eleição no último domingo de outubro, com somente os dois candidatos mais votados. No Amapá, apenas a capital, Macapá, poderá ter segundo turno, por contar com 271.500 eleitores aptos a votar.


Deixe seu comentário


Publicidade