A Semana da Consciência Negra de 2015 acontecerá em novembro, porém as atividades com as comunidades e grupos iniciam antecipadamente, com as Olimpíadas Quilombolas realizadas em seis comunidades com disputa de diversas modalidades esportivas e com entretenimento resgatados da infância nas comunidades.
A competição será coordenada pelas secretarias de Políticas para Afrodescendentes (Seafro) e Esporte e Lazer (Sedel), e sociedade civil organizada. A programação tem o objetivo de promover a cidadania, fortalecer os laços familiares e fomentar o esporte.
Nas modalidades masculina e feminina serão disputados futebol de campo; natação; cabo de guerra; voleibol; futsal; corrida; dominó; dama; canoagem; ciclismo; resistência em baixo da água; bilhar; corrida de cavalo; peteca; pipa; salto em altura e em distância, esta apenas para a categoria masculina, e queimada, somente para mulheres. Os requisitos para participar são: ser morador ou ter nascido na comunidade, não atuar como atleta profissional e auto-afirmar-se como negro ou pardo, entre outros.
A coordenação dividiu as Olimpíadas em polos olímpicos, onde acontecerão as competições. Em Macapá, no Centro de Cultura Negra (CCNA), Estádio Zerão, e no Ginásio Avertino Ramos. Os demais Polos ficam no quilombo do Curiaú, Igarapé do Lago, Santo Antônio da Pedreira, Mazagão e comunidade do Porto do Céu. No total, cerca de 25 comunidade quilombolas estarão participando das Olimpíadas.
As inscrições estão abertas até o dia 15 de outubro, das 8h às 12h, e das 14h às 18h, na Seafro. A premiação aos atletas campeões da primeira Olimpíadas Quilombolas do Amapá será troféus, medalhas simbolizando ouro, prata e bronze, e o valor em espécie de R$ 5. mil para a comunidade que conquistar o maior número de medalhas e troféus.
Deixe seu comentário
Publicidade