O líder do governo na Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) deputado Ericlaudio Alencar (PRB), participou nesta quarta-feira, 7, da reunião da Comissão de Transportes daquela Casa de Leis, que discutiu com o diretor de Transportes do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Amapá (Setap), Arthur Sotão, e com o representante da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrap), Haroldo Matos, o sistema de transporte coletivo, tendo como pontos principais da discussão: estradas, terminais rodoviários, transporte clandestinos e o preço da tarifa de ônibus.
O debate está embasado na cobrança diária feita pela população sobre a melhoria dos veículos que atendem os usuários, a manutenção das vias urbanas e das estradas, além dos terminais de passageiros, alguns deles, sem condições mínimas de uso. Segundo os representantes do Setap, no quesito tarifa o valor defasado tem impedido que essas melhorias sejam realizadas a contento, principalmente, se levando em conta o aumento seguido do preço do combustível e das peças de reposição.
Os empresários alegam, também, que a manutenção dos carros e substituição de peças passou a ser maior pela falta de uma malha viária satisfatória, principalmente, nos bairros periféricos da capital e pelas péssimas condições das estradas que ligam a capital ao interior do estado, citando como exemplo Laranjal do Jari e Oiapoque
O valor atual da tarifa, segundo os empresários, tem servido apenas para custear essas despesas, comprometendo o fator remuneratório dos trabalhadores. A infraestrutura é outro grave problema. A maioria dos terminais de Macapá e Santana está sem condições de uso. Os banheiros, por exemplo, estão interditados. Não existe qualquer tipo de segurança nesses espaços, o que tem acarretado uma série de assaltos
“Estimasse que 75% da população do Amapá resida em Macapá e Santana. São mais de cem mil usuários do transporte público somente na capital. Então, estamos dialogando sobre a conclusão desse estudo tarifário que permitirá se chegar a um valor que possa ser bom para as duas partes. Não tem como o empresário fazer qualquer tipo de investimento sem uma tarifa justa. Por outro lado, o usuário precisa de um transporte de qualidade. No entanto, não é só a tarifa que está em discussão, e, sim, o sistema de transporte público como um todo. Precisamos e vamos cobrar medidas para assegurar a infraestrutura necessária dos terminais rodoviários. Estamos em diálogo com a Setrap para rever o planejamento de manutenção das estradas. Estamos focados nessa discussão para achar o melhor caminho. Precisamos de uma frota de ônibus maior e renovada, mas para isso é preciso de investimentos. Esse debate também deve ser feito com os gestores municipais. Somente com essa união de forças teremos o transporte público de qualidade com o qual sempre sonhamos”, defendeu o parlamentar.
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