Amapá firma acordos com embaixada francesa
Waldez Góes afirma que vai realizar as tratativas em Brasília para para dar celeridade à conclusão da obra da Ponte Binacional.
Durante a 9ª Reunião da Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça, o Governo do Amapá firmou novos acordos com representantes da embaixada francesa para dar continuidade às ações de desenvolvimento na área de fronteira entre o município de Oiapoque e a Guiana Francesa. As relações diplomáticas vão permitir investimentos em infraestrutura e integração, circulação de pessoas em ambos os territórios, cooperação policial e judicial, além do combate à exploração de ouro e pesca ilegal, preservação do meio ambiente, entre outros pontos.
O ponto principal da reunião foi a conclusão da obra da Ponte Binacional, sobre o Rio Oiapoque. As autoridades francesas afirmaram que mobilizarão uma equipe técnica para auxiliar o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no avanço dos trabalhos, mas também cobrou agilidade do governo brasileiro para que entregue a obra até o fim do primeiro semestre de 2016.
O governador do Amapá, Waldez Góes, informou que vai realizar as tratativas junto à Presidência da República e a Bancada Federal para dar celeridade a este processo. O chefe do Executivo disse também que vai cobrar da comissão técnica do Dnit o envio do projeto de engenharia da ponte ao governo francês para que seja feito o pagamento relativo ao ressarcimento dos custos da obra.
Autoridades francesas afirmaram que mobilizarão uma equipe técnica para auxiliar o Dnit nos avanços dos trabalhos na Ponte Binacional.
“Vamos repassar o resultado desta reunião para esses representantes para podermos resolver essa parte burocrática. O pagamento que será feito pelo governo francês é uma das condições para que possamos fazer a inauguração desta obra até as Olímpiadas de 2016”, frisou Góes.
Segundo o representante do Dnit, Fábio Júnior, a obra está 80% concluída, restando a construção do posto aduaneiro, que está em fase de licitação e tem previsão de conclusão dos trabalhos para o primeiro semestre de 2016.
O prefeito da Guiana Francesa, Eric Spitz, ressaltou que esse acordo tem objetivo de dar mais oportunidades aos amapaenses ao cidadão da Guiana Francesa. “A construção da ponte é para dar fim a muitos problemas nessa limitação e de finalmente alinhar ainda mais as relações econômicas e culturais dos dois países”, frisou.
Seguro, internet e telefonia
Representantes de ambos os governos informaram que vão se reunir para debater a questão relacionada ao seguro de veículos e de mercadorias de quem trafega em território brasileiro ou francês para definir uma medida específica para o benefício.
As autoridades também discutiram a melhora do sinal de internet e telefonia que chega ao Estado do Amapá através da Guiana Francesa. O governo pediu mais investimentos para potencializar a qualidade da cobertura à empresa guianense Guyacon. A empresa também deve apresentar um projeto que consiste na instalação de cabos no subsolo do trecho norte da BR-156, próximo ao município de Calçoene, onde está localizada a rede de fibra ótica aérea que chega até a capital e aos demais municípios.
Deixe seu comentário
Publicidade