O Amapaense Venilton Torres, medalha de ouro na 6ª edição dos Jogos Mundiais Militares realizados na capital Seul, da Coreia do Sul, desembarcou na tarde de ontem em Macapá. O atleta campeão foi recebido por familiares, amigos e por integrantes do Comando Geral da Marinha Brasileira no Amapá, que prestaram justas homenagens ao atlreta.
Após longa e cansativa viagem desde a Seul até Macapá, o atleta entrará em fase de descanso de duas semanas, para em seguida dar continuidade na preparação para encarar as seletivas de janeiro e fevereiro do ano que vem. O atleta desponta como um dos favoritos para a conquista da vaga aos Jogos Olímpicos Rio 2016.
A primeira seletiva, marcada para janeiro, reunirá o máximo de atletas do taekwondo brasileiro que estarão na luta por duas vagas para a seletiva seguinte, em fevereiro. Os dois atletas classificados passarão por um período de treinamentos, quando serão avaliados por uma comissão julgadora e uma equipe de treinadores que juntos definirão o representante do taewkondo brasileiro nas Olimpíadas Rio 2016.
Nesta temporada, o atleta amapaense apresentou desempenho considerável. Ficou em quarto lugar no Pan-americano de Toronto, Canadá, tendo arrancada para as Olimpíadas do Rio em 2016.
Ele, que disputou a competição na categoria leve, até 58 quilos, desde então vem buscando pontuação no ranking mundial para tentar vaga nos Jogos Olímpicos da Cidade Maravilhosa.
Eram necessárias quatro lutas para tornar-se campeão pan-americano. Venilton superou seus dois primeiros combates, porém acabou sendo derrotado na semifinal pelo mexicano Carlos Navarro, por 11 a 9, em luta que terminou de forma emocionante, com o amapaense pressionando o adversário.
Na disputa do bronze, Venilton também acabou perdendo, dessa vez para o argentino Lucas Guzman. Apesar de não conquistar a medalha, o jovem atleta recebeu muitos elogios de comentaristas durante a transmissão nos canais que transmitiram a competição.
Atualmente Venilton Torres ocupa a 17ª posição no ranking olímpico e é o 10º no ranking mundial.
Deixe seu comentário
Publicidade