Mais de quatrocentos atletas estão participando desde ontem, sábado, 17, da terceira etapa do Macapá Open de Jiu jitsu que acontece no ginásio da Polícia Militar.
No primeiro dia, apenas as categorias infantil, juvenil e feminino entraram no tatame. Já neste domingo, segundo dia de disputa, é a vez dos atletas de faixas azul, roxa, marrom e preta disputarem a medalha de ouro.
O Macapá Open de Jiu jitsu faz parte do calendário de competições da Federação Amapaense de Jiu jitsu (Fajj). O ingresso para o público que quiser assistir aos embates está no valor de R$ 5. A premiação será em medalhas para os vencedores e troféus para as academias.
A segunda etapa do torneio aconteceu em julho deste ano, reunindo aproximadamente trezentos atletas que lutaram por medalhas e premiação em dinheiro.
Jiu jitsu é uma arte marcial japonesa (budô) que utiliza como principais técnicas golpes de alavancas, torções e pressões para derrubar e dominar o oponente.
A origem do Jiu jitsu, como sucede com quase todas as artes marciais vetustas, não pode ser apontada com total certeza, o que se sabe por certo é que seu principal ambiente de desenvolvimento e refino foi nas escolas de samurais, a casta guerreira do Japão.. Contudo, outros levantam a hipótese de ter proveniência sínica, posto que sejam também notadas influências indianas.
A finalidade e o corolário de sua criação residem na constatação de que no campo de batalha ou durante qualquer enfrentamento um samurai poderia acabar sem suas espadas ou lanças, daí que ele precisava de um método de defesa desarmada.
Deixe seu comentário
Publicidade