Política

Para deputados, fragmentação da base aliada fortalece população

DIÁLOGO – Classe política prega diálogo entre os Poderes para combater a crise institucional no Amapá


É consenso na classe política do estado e no próprio governo que a fragmentação da base aliada de Waldez Góes (PDT) fortalece a população amapaense e consolida a independência dos Poderes.

Ouvidos na manhã desta terça-feira, 20, no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9), alguns parlamentares, entre os quais o líder do governo na Assembleia Legislativa (AL), Ericlaudio Alencar, e o titular da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), Antônio Teles Júnior, advogaram que o rompimento de vários deputados com o Palácio do Setentrião não vai prejudicar a aprovação de projetos considerados vitais para o enfrentamento da crise econômica em trâmite na AL.

Para Ericláudio Alencar (PRB), o que ele chama de ‘afastamento da base’, anunciado na Sessão dessa segunda-feira, 19, é passageiro: “O governador Waldez Góes nunca fechou as portas para o legislativo amapaense. Ele é um político experiente, foi deputado estadual por dois mandatos consecutivos, conhece como poucos o funcionamento do Legislativo, exerce o terceiro mandato como governador, tendo consciência plena, portanto, que os movimentos do jogo político são esses. Ele sabe, também, que o momento, agora, é de recompor as bases, de conversar”.

Segundo revelou Ericlaudio Alencar, o governador Waldez Góes já tinha sido informado por ele sobre a insatisfação dos parlamentares: “Isso já era esperado. Estou no Parlamento, escuto os colegas todos os dias; eles trazem as reivindicações para mim, e o governo as tem atendido dentro do possível; entretanto, alguns não entendem assim, se sentem alijados, desprestigiados. Essa situação eu já havia levado ao conhecimento do governador, mas acabou resultando nessa cisão. Quero deixar bem claro, entretanto, que a decisão dos parlamentares tem que ser respeitada, afinal, os Poderes são independentes. É só olhar para o que está acontecendo em Brasília, onde a Presidenta Dilma está tentando recompor as bases. No Amapá, esse trabalho também tem que ser feito agora.

Como líder do governo, Ericlaudio afirmou que a independência dos Poderes tem que ser exercita para dar mais musculatura aos deputados, levando-os a atender os interesses da população e fortalecer as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do estado: “A minha posição, como líder do governo, é a mesma posição do governador Waldez Góes, isto é, de respeito absoluto aos parlamentares; eu respeito a posição de cada um. Eu tenho certeza absoluta que tudo aquilo que for de interesse da população independentemente de posicionamento político será votado, porque todos os deputados já deixaram isso muito claro”.


Deixe seu comentário


Publicidade