Cidades

Defenap realiza palestras em alusão à campanha Outubro Rosa

A Defensoria Pública do Estado do Amapá (Defenap), através do Departamento de Estudos e Orientação Social (Deos), realizou na manhã desta terça-feira, 27, um ciclo de palestras referentes à conscientização e prevenção do câncer de mama.

A Defensoria Pública do Estado do Amapá (Defenap), através do Departamento de Estudos e Orientação Social (Deos), realizou na manhã desta terça-feira, 27, um ciclo de palestras referentes à conscientização e prevenção do câncer de mama. A ação faz parte da campanha mundial Outubro Rosa, e foi direcionada para servidores e pessoas assistidas pela instituição.
 
O defensor público geral do Estado, Horácio Magalhães, informou que a instituição além de fazer a defesa jurídica de quem necessita, realiza também campanhas de proteção ao direito da mulher e ações voltadas aos direitos à saúde. Segundo ele, são realizados na Defenap 100 atendimentos por dia, sendo que mais da metade são mulheres.
 
“A mulher quando sofre um trauma, seja de violência doméstica ou quando passar por conflitos familiares, necessita de apoio e, essa campanha incentiva exatamente isso. O trabalho preventivo é de uma importância muito grande e pode salvar muitas vidas”, ressaltou.
 
A autônoma Maria Eliana, de 55 anos, está em tratamento contra o câncer há quatro anos e recebe ajuda jurídica dos advogados da Defenap. Ela contou que está aguardando a reconstrução mamária. “Esse tipo de palestra serve para abrir os olhos das mulheres. Prevenção é a solução. Temos que cuidar da nossa saúde e tenho certeza que essa ação ajudou muita gente“, afirmou.
 
O médico Mauro Secco, especialista em Ciência da Saúde e Mastologia, palestrou sobre os riscos do câncer de mama. Secco informou que anualmente pelo menos 40 casos da doença são diagnosticados no Amapá entre homens e mulheres.
“As dicas são simples: praticar exercícios físicos, evitar bebidas alcoólicas, se alimentar de forma saudável, fazer exames de rotina e principalmente ser feliz”, destacou.

Deixe seu comentário


Publicidade