Para garantir estoque, Hemoap fará campanha de doação de sangue
Na próxima sexta-feira, 30, ponto facultativo na rede pública municipal, estadual e federal pela passagem do dia do Servidor Público em 28 de outubro, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) estará aberto para uma grande campanha de doação de sangue e plaquetas.
Na próxima sexta-feira, 30, ponto facultativo na rede pública municipal, estadual e federal pela passagem do dia do Servidor Público em 28 de outubro, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) estará aberto para uma grande campanha de doação de sangue e plaquetas. Os interessados em realizar este gesto solidário devem comparecer até a instituição localizada na Rua Jovino Dinoá esquina com a Avenida Raimundo Álvares das 7h30 às 12h.
A campanha visa chamar a atenção quanto à importância do ato de doar sangue e manter o estoque regular que atende a pacientes das unidades hospitalares públicas e privadas do Estado. “A doação vai garantir a continuidade no tratamento de pacientes. Não podemos ficar sem plaquetas e neste feriado chamamos principalmente o servidor público, mas estaremos abertos para receber todos os interessados”, disse o diretor do Hemoap, Sávio Guerreiro.
Sávio explica que a grande preocupação é com as plaquetas, pois a vida útil é de cinco dias e que se o Hemoap fechar nesta sexta-feira e reabrir somente na terça-feira, 3, após o feriado do Dia dos Finados, este sangue coletado só poderá ser disponibilizado para uso no fim do dia seguinte. “Correríamos o risco de ficar sem plaquetas nos dias 3 e 4 de novembro”, comentou.
Em média, o Hemoap recebe 50 doações por dia. Uma bolsa de 450ml de sangue coletado durante a doação é capaz de ajudar até quatro pessoas. O sangue coletado passa por um processo de fracionamento, onde é possível extrair o concentrado de hemácias, o concentrado de plasma, plaquetas e o crioprecipitado, que também são doados. Todo o material doado passa pela realização de seis tipos de exames: HIV, dois tipos de Hepatite B, Hepatite C, Doenças de Chagas e HTLV, para assegurar a qualidade do material.
Quem pode doar sangue e plaquetas
Toda pessoa saudável, com mais de 50 kg, entre 16 e 69 anos, pode doar sangue. Menores de 18 com autorização dos responsáveis e maiores de 70 se forem doadores assíduos. O doador precisa estar descansado e alimentado. Antes de doar, a pessoa passa pela triagem clínica, onde é feito um questionário sobre a saúde e a vida para tentar identificar todo o fator que o deixa inapto temporariamente.
Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar por um período, assim como grávidas e mulheres no pós-parto. Homens podem doar sangue até quatro vezes por ano, e mulheres até três. Já as plaquetas podem ser doadas até 24 vezes por ano.
Deixe seu comentário
Publicidade