Cidades

Alunos da escola Mario Andreazza participam de ação de saúde bucal

Mais de 400 alunos da Escola Estadual Mario Andreazza, localizada no bairro Perpétuo Socorro, na região central de Macapá, receberam uma ação social de saúde bucal nesta quarta-feira, 28, promovida pelo Núcleo de Atendimento à Saúde do Educando (Nase) e a Unidade de Atendimento Odontológico (UAOD) da Secretaria de Estado da Educação (Seed). 


Durante o dia, os estudantes receberam serviços de aplicação tópico de flúor supervisionado e orientação por meio de palestras sobre cuidados com a saúde bucal. Os atendimentos continuam na quinta-feira, 29, na quadra da escola, seguindo o mesmo horário do primeiro dia de realização. A ação é realizada em parceria com os acadêmicos de Odontologia dos últimos semestres da Faculdade Fama e do curso de Técnico de Saúde Bucal do Centro Profissionalizante Graziela Reis de Souza. 

Com atividades lúdicas para o melhor entendimento dos alunos, os profissionais falaram da escovação e do cuidado com a higiene bucal, além de assistirem palestras sobre a importância de escovar os dentes após comer doces e ações simples e primordiais para a saúde bucal. 

Outras questões também foram lembradas como a limpeza da língua e da troca regular das escovas de dente. Segundo a gerente do Nase, Cleide Dias, o núcleo já está planejando atendimentos em outras unidades educacionais. Ela afirma ainda que já está previsto também uma atenção especial para o ensino de Jovens e Adultos. “É uma ação importante para a vida do estudante e é uma preocupação constante do Nase em promover a saúde bucal”, afirmou. 

A cirurgiã dentista e chefe da unidade odontológica da Seed, Renatta Monteiro, lembra que a atividade tem como principal objetivo a prevenção e explica que serão realizados os levantamentos epidemiológicos em alunos que apresentarem a necessidade de um atendimento especializado. Após o reconhecimento serão encaminhados ao consultório odontológico da Seed que está inserido nas dependências do órgão. 

“Tudo começa na prevenção e com atividades nas quais os jovens consigam assimilar melhor a importância de escovar os dentes. As ações são uma oportunidade para verificarmos a real necessidade do atendimento especializado, já que se constatou, por relatos dos profissionais da educação, que quando o problema é apresentado pelo aluno, prejudica a aprendizagem”, reiterou. 

A aluna Kaylane Barbosa Lima, 11 anos, se diz contente com a avaliação e as orientações dos formandos em odontologia, e afirma que este é um momento de conhecimento. “Gostei muito do atendimento e fui avaliada com resultado positivo. Recebi orientações de usar mais o fio dental e não deixar de escovar os dentes”, disse.


Deixe seu comentário


Publicidade