Secretária de Educação cumpre agenda em Brasília para liberar recursos
Com orientação do prefeito Clécio Luís, a secretária municipal de Educação, Dalva Figueiredo, cumpre extensa agenda em Brasília (DF) em audiências no Ministério da Educação (MEC) e no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para liberação de recursos. A articulação política já resultou em autorização de aditivos para construções de escolas, apoio ampliado ao projeto Macapá Município Alfabetizado e a sinalização para uma maior parceria entre governos Municipal e Federal.
A maratona no MEC começou na terça-feira, 27, com audiência na Diretoria de Políticas de Educação do Campo, Indígena e para as Relações Étnico-Raciais da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), onde, em conversa com a diretora Rita Nascimento, tratou da implementação de Políticas Afirmativas no Sistema Municipal de Ensino. No mesmo dia, Dalva Figueiredo foi recebida pelo diretor de Políticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos da Secadi, Mauro José da Silva, com quem firmou mais um ano de apoio técnico e financeiro ao Programa Macapá Alfabetizado, que este ano certificou mais de 250 adultos. Ela ainda participou da “Audiência Pública sobre as Perspectivas para a Educação Brasileira”, na Comissão de Educação do Senado.
No Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, a agenda foi com a assessora da Diretoria de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais, Ednar Diniz. Desta vez, a pauta tratou do aditivo de valor para construções das escolas do campo e de áreas quilombolas, entre as quais estão previstas as de Santa Luzia do Pacuí, São Joaquim e Curiaú.
Nesta quarta-feira, 28, a primeira agenda do dia foi novamente no MEC, com o diretor de Valorização dos Profissionais da Educação, Sérgio Roberto de Souza, cuja pauta tratou da Formulação de Planos de Carreiras, Cargos e Salários do Magistério. Em seguida, Dalva retornou ao FNDE para audiência com Joaquim Rodrigues de Oliveira, coordenador do Programa Dinheiro Direto na Escola, a quem solicitou orientações referentes à execução e descentralização de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que tem por finalidade prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas públicas da educação básica.
Os compromissos no Governo Federal foram finalizados às 16h. Em audiência com a coordenadora de Convênios, Elisa Fernanda, da Coordenação de Aperfeiçoamento da Educação Superior (Capes), Dalva Figueiredo articulou a liberação de recursos para programas de alfabetização. A secretária retorna a Macapá nesta quinta-feira, 29.
Deixe seu comentário
Publicidade