As Comissões da Agricultura, Pecuária e Pesca; Minas e Energia; Meio Ambiente e Turismo e do Parlamento Latino-Americano (Parlatino), se reuniram em Aruba para discutir iniciativas regionais relacionadas à agricultura familiar, integração energética e marco regulatório para energia renovável. O parlamentar amapaense Cabuçu Borges (PMDB/AP) participou das discussões apresentando o ponto de vista amazônico das temáticas abordadas.
“Poder participar de discussões assim, que ajudem a construir um mundo melhor e onde possamos dar o ponto de vista do amazônida, defendendo a nossa regionalidade e os nossos costumes, enriquece o trabalho parlamentar e contribui para a melhor visão do nosso povo”, ressaltou Cabuçu.
A Comissão de Minas e Energia do Parlatino foi a responsável pelas primeiras discussões entre os parlamentares latinos. Deputado Cabuçu, que fez parte da Comissão, contou que os debates envolveram temas relevantes para o mundo. “Foram abordados o projeto de resolução que declara o apoio à preservação do continente antártico como uma reserva natural de interesse para a humanidade e o caráter de inviável para as indústrias de energia e mineração. Ainda contou com a apresentação e discussão do projeto de marco regulatório sobre a integração energética e energias renováveis”, resumiu o deputado amapaense.
As discussões envolveram ainda temas como o projeto de enquadramento para categorizar áreas protegidas por lei, a prevenção de crime e punição de ecocídio e proteção das florestas, além de defender o papel das pescas tradicionais e artesanais.
O Parlamento Latino-americano é uma organização regional, permanente e unicameral, ou seja, é um sistema político que tem apenas uma câmara legislativa, integrada pelos Parlamentos Nacionais da América Latina.
Deixe seu comentário
Publicidade