Cidades
Prefeitura faz amplo debate nas escolas sobre diversidade cultural
No Mês da Consciência Negra, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promove amplo debate nas escolas em favor da construção de uma educação antirracista, inclusiva e democrática.
Com o tema “Ao som do tambor, construímos nossa identidade”, o projeto Diversidade Cultural visa a valorização e o reconhecimento das diferenças étnico-raciais a partir da Lei nº 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e culturas afro-brasileira e africana. Para dar início aos momentos de reflexão, associações e comunidade do distrito do Coração, bem como agentes da rede de ensino, são convidadas a participar da abertura do evento, que será na sexta-feira, 13, às 8h, na sede das Ameixeiras, na Comunidade do Coração.
A programação contará com apresentações culturais e mesa redonda. O projeto Diversidade Cultural marca a culminância dos trabalhos desenvolvidos nas salas de aula da rede municipal de ensino ao longo do ano, com a introdução de práticas pedagógicas e de atividades diferenciadas para a construção do conhecimento e descobertas de cada aluno sobre a questão diversidade. O convite para os moradores surgiu da necessidade de fazer com que os pais conheçam e participem do trabalho desenvolvido na escola.
Além disso, na comunidade do Coração, remanescente de quilombo, está localizada a Escola Goiás, referência de ensino no município de Macapá e que tem um trabalho de excelência em projetos voltados à Educação Ambiental e Diversidade, conseguindo com que os moradores interajam e se engajem em todas as ações propostas pela instituição de ensino. Além da Goiás, outras 10 escolas estão envolvidas diretamente na programação do Mês da Consciência Negra, desenvolvendo trabalhos específicos para seus alunos. O Diversidade Cultural inicia dia 13 e segue até o dia 19 de novembro, nas escolas.
Deixe seu comentário
Publicidade