Sema e Imap investigam mortandade de peixes em Ferreira Gomes
Já é a quarta vez que há registro de mortes de pescados no Rio Araguari. Técnicos avaliam possíveis danos ambientais
Técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Amapá (Imap) estiveram nesta manhã sexta-feira, 13, no município de Ferreira Gomes, localizado a 137 km de Macapá, para investigar a mortandade de peixes no Rio Araguari e avaliar as causas dos possíveis danos ambientais no local.
Este é o quarto registro de mortandade de peixes no rio que banha o município da região, área onde existem duas hidrelétricas em operação e uma em fase de construção.
No local, foram encontrados peixes de escamas, aracu, branquinha, sardinha e acari. Inúmeras causas serão avaliadas, como a elevação brusca de O.D (oxigênio dissolvido) na água, que pode ter provocado embolia nos peixes. Outro fator seria o choque físico que pode ocorrer com a abertura dos vertedouros, que ocasiona a mudança repentina da qualidade da água.
Após avaliação de todos os fatores envolvidos e análise do material coletado (peixes e água), será emitido um laudo técnico, em até 15 dias, com as medidas administrativas que o caso requer.
Deixe seu comentário
Publicidade