Cidades

Músicas regionais marcam abertura do projeto Diversidade Cultural

O início da programação ocorreu na sexta-feira, 13, na sede das Ameixeiras, na comunidade quilombola do Coração


No compasso de músicas regionais e do Marabaixo iniciou o Projeto Diversidade Cultural, com o tema “Ao som do tambor, construímos nossa identidade”, implementado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) nas escolas. A abertura ocorreu na sexta-feira, 13, na sede das Ameixeiras, na comunidade quilombola do Coração, com participação da comunidade, estudantes, escolas locais, secretária e técnicos da Semed e o diretor-presidente do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), Maycon Magalhães.

O momento de reflexão contou com uma roda de conversa com os professores Josilana Santos e Ivaldo Souza, que falaram sobre os avanços da Lei nº 10.369/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e culturas afro-brasileira e africana. “O Brasil possui uma cultura que faz parte da raiz histórica e que não pode ficar afastada do Sistema Educacional. Resgatar esta cultura significa valorizar e enriquecer o patrimônio cultural trazendo à pauta toda construção coletiva historicamente criada pela humanidade, de forma contextualizada e centrada na criticidade”, explicou a coordenadora do evento, professora Jacineide Miranda, chefe da Divisão do Ensino Fundamental/Semed.

Marco Siqueira, agente distrital do Coração, compartilhou que a comunidade tem um projeto de resgate histórico-cultural. “Estamos atrás das nossas heranças, saber como surgiu, quem são e como chegaram aqui no Coração os primeiros moradores. Vamos atrás da nossa identidade cultural, mas esse processo começa dentro das nossas escolas, que são nossas parceiras principais. É nelas que se constroem conhecimento, valores de afeto, e é onde o ser humano passa a desenvolver parte do seu caráter social, por isso o importante papel dessa instituição em ensinar o respeito à diversidade, às diferenças, mostrando que somos todos iguais”.


Deixe seu comentário


Publicidade