Cidades

Projetos do MCT serão implantados no Amapá

DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO


O deputado federal Cabuçu Borges (PMDB/AP) teve uma audiência na tarde desta quinta-feira (19) com o ministro da Ciência e Tecnologia, Celso Pansera. No encontro, o deputado aproveitou para reivindicar ao ministério projetos para serem implantados no estado.

“Entreguei um conjunto de reivindicações na área de formação profissional e de ciência e tecnologia para o Amapá. O ministro já se colocou a disposição e disse que algo sairá de concreto dessas reivindicações, além de ter me apresentado projetos que pretende implantar no estado”, explicou Borges.

O ministro Pansera disse que a relação o colega peemedebista terá bons frutos para o Amapá. “Nós atuamos muito juntos na bancada federal do PMDB e ele trouxe um conjunto de reivindicações para o seu estado e nós nos colocamos a disposição para essas demandas que já estão inscritas no nosso sistema e tenho certeza que haverá a concretização”, frisou o ministro, que adiantou ainda que “se aprovado pela presidenta, nós iremos instalar no Amapá uma unidade de popularização da ciência”.

Entre as solicitações do deputado Cabuçu, estão a capacitação de profissionais para a estruturação da rede de ciências das escolas públicas do estado do Amapá; a construção da Casa da Ciência; e implantação de um centro vocacional tecnológico de agroecologia na Escola Família Agrícola de São Joaquim do Pacuí.

Solicitou ainda a reativação do núcleo de hidrometeorologia e energias renováveis, ligado à Rede de Meteorologia para Previsão do Tempo, Clima e Recursos Hídricos, que já proporcionou grandes avanços para a região durante o período em que funcionou. Para Borges, é necessário um aumento do número de bolsas de mestrado e doutorado, com recursos do CNPq pra a Universidade Federal do Amapá, além da criação de uma unidade do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia, no Amapá.

“O Amapá é um estado no extremo norte e carente, principalmente de trabalho na área de ciência e tecnologia, com toda certeza teremos grandes avanços com o apoio do Ministério”, finalizou Cabuçu.


Deixe seu comentário


Publicidade