Laeste Sena defende transparência no Sindicato dos Urbanitários
ENTIDADE TERÁ ELEIÇÕES NA QUINTA E SEXTA-FEIRA
O candidato oposicionista a presidente pela Chapa 02 do Sindicato dos Urbanitários do Amapá, Laerte sena, defendeu na manhã desta segunda-feira, 23, no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9) maior transparência das contas da entidade. A eleição acontece na quinta e sexta-feira, 27. A entidade congrega funcionários da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), Companhia de Água e Saneamento do Amapá (Caesa) e Eletrobras Eletronorte.
“Nossa maior bandeira é conferir transparência total nas contas do sindicato, o que não se vê até hoje, tanto que as receitas e despesas não são divulgadas através de um portal de transparência, como deveria ocorrer, além do fato, ainda mais grave, de que as contas são prestadas anualmente, e não mês a mês, que é o correto, para que a categoria tenha conhecimento do que está sendo feito com o dinheiro da entidade. Ainda na semana passada a atual diretoria prestou contas dos exercícios de 2013 e 2014, o que é um absurdo. Essa prestação de contas tem que ser feita mensalmente”, reclamou.
De acordo com Laerte Sena, o sindicato arrecada mensalmente R$ 76 mil apenas em contribuições: “São R$ 76 mil por mês decorrentes das contribuições dos sindicalizados, que contribuem 2% dos seus salários, o que consideramos alto, por isso temos também como proposta a diminuição desse percentual para pelo menos 1,5%, podendo até ser maior. Essa redução é necessária e tem como objetivo não apenas reduzir o impacto na folha de pagamento como também fortalecer ainda mais o Stiuap, porque conseguiremos ampliar o número de sindicalizados”.
Outra proposta apresentada por Laerte é a criação de uma cooperativa de crédito para atender aos urbanitários: “Hoje a maioria dos servidores tem que se submeter ao consignado, com taxas de juros muito elevadas, que afetam negativamente o orçamento familiar. Através da cooperativa de crédito, teremos condições de oferecer aos urbanitários empréstimos com uma taxa de juro melhor, como também fortalecer o próprio caixa do sindicato”.
A eleição ocorrerá nas principais sede da CEA e CAESA em todo o estado, além de cinco urnas itinerantes que vão atender os municípios onde não serão instaladas seções eleitorais. (Ramon Palhares)
Deixe seu comentário
Publicidade