Última Hora

Amapá é o 2º estado brasileiro que mais acumulou riquezas

CRESCIMENTO – Levantamento feito pelo IBGE mostra também que o estado possui a quarta melhor renda per capita da Região Norte


Levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que o Amapá é o estado brasileiro que mais produziu riquezas entre o período de 2010 e 2013. O estudo, elaborado com base em informações das secretarias estaduais de planejamento, mostra também que o estado possui a quarta melhor renda per capita da Região Norte. Mesmo assim, entretanto, o Amapá ainda apresenta uma contribuição pífia para o Produto Interno Bruto nacional, com 0,2%.

O acumulado da produção de riquezas no Amapá está abaixo apenas do estado de Mato Grosso, que contabilizou 21,9%. Ainda segundo a pesquisa, com crescimento de 3,2%, o Amapá foi o terceiro estado da Região Norte.

O tecnologista do IBGE, Raul Tabajara, do IBGE, explicou na manha desta segunda-feira, 23, no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9), que o setor da construção civil teve grande contribuição nesse crescimento. “Não resta qualquer dúvida que a construção civil contribuiu de forma decisiva na produção de riquezas, com a geração de emprego e renda, mas o Poder Público ainda é o maior responsável no Amapá por esse crescimento, contribuição esta que ultrapassa os 40%”.

Ainda de acordo com Tabajara, apesar do aumento da renda per capita, que levou o Amapá a ocupar a quarta posição em relação aos demais estados da Região Norte, nós ainda estamos bem abaixo da renda per capita nacional: A renda per capita dos amapaenses é de R$ 17.363,82. O valor é o quarto melhor da região Norte, perdendo apenas para o Amazonas, Roraima e Rondônia. (Ramon Palhares)


Deixe seu comentário


Publicidade