Economia global deverá ter até 6 moedas fortes em 20 anos, diz Guedes em Davos
Segundo o ministro, o dólar não será substituído, mas poderá diminuir relevância.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quinta-feira (23) que o dólar deve diminuir a sua importância e o mundo poderá ter 4, 5 ou 6 moedas fortes daqui a 20 anos.
“Não quero dizer com isso que o dólar será substituído”, esclareceu o ministro, durante a sua última apresentação no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.
Segundo ele, moedas continentais, como o euro, por exemplo, devem ganhar força nos próximos anos. Para o ministro, faz sentido que as trocas comerciais entre países de um mesmo continente, por exemplo, sejam feitas com uma moeda local.
“É um fato que hoje nós temos uma grande e forte economia continental”, disse. “Por quanto tempo 200 milhões de chineses vão negociar com outros chineses, que estão na China, falando sobre dólares? Eles vão falar em Renminbi (moeda chinesa)”, acrescentou.
Para ele, um dos fatores que define a relevância de uma moeda são questões geopolíticas, mas que a “confiança é a chave” e que o capital se direciona para os países onde há eficiência. “O mercado procura por eficiência”, reforçou. “As pessoas usam as moedas que elas mais confiam”, destaca.
Deixe seu comentário
Publicidade