Cidades

Amapá é o maior em participação nas eleições do CNPC

Amapá é o estado com maior participação nas eleições do Conselho Nacional de Política Cultural

 


O Amapá ampliou a participação no Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), órgão vinculado ao Ministério da Cultura (Minc), que tem a função de promover e debater políticas culturais com os Estados.  Foram eleitos 25 membros amapaenses de diversos segmentos para compor o conselho.
Os 25 membros eleitos pelo Amapá para integrar o CNPC serão apresentados nesta quinta-feira, 3, às 16h30, na biblioteca pública Elcy Lacerda. Os representantes foram escolhidos por meio de participação em fóruns nacionais e estaduais, atos presenciais e votação nas plataformas digitais.
O Amapá teve 41 delegados eleitos na etapa estadual para concorrer a vagas no CNPC nos segmentos de Arquivos, Arquitetura e Urbanismo, Arte Digital, Artes Visuais, Artesanato, Circo, Culturas Afro-Brasileiras, Culturas Populares, Dança, Design, Livro, Leitura e Literatura, Moda, Música, Patrimônio Imaterial, Patrimônio Material e Teatro.
Após a etapa estadual, os delegados participaram da etapa nacional, que ocorreu no período de 10 a 29 de novembro, nos estados do Rio de Janeiro, Pernambuco e em Brasília, com amplo debate sobre a realidade cultural do país. A plataforma de votação mobilizou mais de 70 mil pessoas.
Ao todo, foram 545 eleitos entre titulares e suplentes de todo o Brasil, divididos em 16 setores. Desses, 25 agentes de cultura são representantes do Amapá, 11 titulares e 14 suplentes, que têm a função de assegurar a participação do Estado nas discussões sobre políticas públicas para a cultura, levando em consideração as peculiaridades da região.
A participação expressiva do Amapá na eleição é resultado do comprometido da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e do Conselho Estadual de Cultura do Amapá (Consec-AP) em fomentar cada vez mais a participação dos artistas amapaenses nos processos culturais. “É preciso que o artista amapaense ocupe o cenário nacional para assegurar o espaço que é nosso por direito”, disse o secretário de Estado da Cultura, Disney Silva.
O Amapá foi o estado que mais participou do processo eleitoral do CNPC com mais de 1.133 votos e 41 candidatos.  Devido a ampla participação, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, agradeceu o secretário Disney Silva e parabenizou pelo empenho nas eleições.
Para o presidente do Consec-Ap, João Porfírio, a boa colação do Estado é resultado de um trabalho conjunto. “Estamos empenhados e preparados para contribuir e dar uma resposta para a essa classe que busca reconhecimento nacional”, afirmou.
 
Eleitos na etapa do Rio de Janeiro:
Circo: Alice Araújo (titular), Sandro Brito e Jones Barsou (suplentes)
Dança: Almeida Junior (titular) e Antonio Gilberto (suplente)
Teatro: Mauro Santos (titular) e Geraldo Magela (suplente)
Arte Digital: Dércio Damasceno, Paulo Zab (titulares)
Música: Cássia Monteiro (suplente)
 
Eleitos na etapa de Brasília
Moda: Loren Hits (suplente)
Design: Sebastião Oliveira (titular) e Geraldo Magela (suplente)
Arquitetura e urbanismo: Hárife Viegas (suplente)
Patrimônio Material: Íris Moraes (titular)
Arquivos: Maria Estrer (titular)
 
Eleitos na etapa Serra Talhada-PE
Cultura Popular: Iran Lima (titular) e Erlier Silva (suplente)
Artesanato: Vera Lucia (titular), Cláudia Penafort e Eloina Lazame (suplentes)
Patrimônio Imaterial: Claudete Nascimento (suplente)
Cultura Afro-Brasileira: Mãe Nina (titular) e Hildima Ramos (suplente)

Deixe seu comentário


Publicidade