Cidades

Mulheres são beneficiadas com ação social na zona norte da cidade

Exames, consultas e orientações médicas voltadas exclusivamente para mulheres foram oferecidos gratuitamente neste sábado, 5, no Cram da zona norte.


A programação faz parte da Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres em Macapá e foi promovido pela Prefeitura de Macapá, por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. 

Lenice da Silva, do bairro Morada das Palmeiras, aproveitou o serviço de coleta de PCCU. “Há dois anos que eu não fazia a coleta do exame e fui a primeira a ser atendida. Estou aproveitando também para fazer limpeza de pele, maquiagem e ainda vou fazer o exame de glicemia, tudo de graça”.  

Foram oferecidos os seguintes serviços: atendimento médico, aplicação de flúor, vacinação, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, coleta de PCCU, sessão de embelezamento, massoterapia e palestras educativas sobre saúde da mulher. A criançada pôde aprender como escovar os dentes de uma forma diferente, enquanto suas mães aproveitavam os serviços ofertados.  

A coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Celisa Melo, destacou que a ação social foi uma forma de levar as mulheres para dentro do Cram, pois muitas ainda têm receio de denunciar seus agressores. “A intenção é fazer com que as mulheres da zona norte conheçam a existência desse espaço. O Cram é aberto a todas elas, independente de ter sofrido algum tipo de violência. Esses casos são a nossa prioridade. Aquelas que queiram uma orientação jurídica, um aconselhamento psicológico, podem procurar o Centro de Referência que estamos prontos para fazer esses serviços. A política da mulher do município de Macapá tem como prioridade atender todas que estejam em situação de risco ou em vulnerabilidade social”.


Deixe seu comentário


Publicidade