Política

Dilma promete regulamentar Zona Franca Verde

Presidente fez a promessa ao prefeito de Macapá, Clécio Luís, ontem, em Brasília.


“Prefeito, eu garanto que até sexta-feira assino a regulamentação da Zona Franca Verde da sua cidade”. As palavras foram proferidas pela presidente Dilma Rousseff, ontem, em Brasília, ao gestor de Macapá, Clécio Luís, durante reunião que ela teve com vários mandatários de municípios brasileiros. Ela se referia ao projeto da ZFV de Macapá e Santana, elaborado pelo então senador José Sarney, em 2009, e transformado em lei ainda não regulamentada.

Na manhã desta terça-feira, 15, o senador pelo Amapá, Randolfe Rodrigues, pronunciou-se acerca do assunto no programa de rádio LuizMeloEntrevista (Diário FM 90,9). Nos últimos meses, ele tem se empenhado em defesa da regulamentação da Zona Franca Verde junto ao ministro da indústria e Comércio, Armando Monteiro.

O senador ressaltou o comunicado da presidente Dilma ao prefeito Clécio e anteviu que da ZFV deverá estimular empresas instaladas no Amapá que adotarem práticas sustentáveis na produção e beneficiamento de produtos oriundos da coleta, extração, cultivo ou criação de animais da Amazônia Ocidental.

Segundo Randolfe, quando a Zona Franca Verde passar a ter vigência as empresas da Área de Livre Comércio de Macapá e Santana, que já contam com benefícios para exportação e importação, poderão ter também isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), se vierem a se enquadrar nos critérios de produção exigidos.

“Com a ZFV, teremos, por exemplo, a possibilidade de ter uma empresa com benefícios fiscais que se instale no Amapá para fazer a comercialização e o beneficiamento, no estado mesmo, de um dos melhores bancos camaroeiros que temos no planeta. Teremos a possibilidade concreta que indústrias farmacêuticas ou indústrias de perfumes possam se utilizar das essências existentes na floresta amazônica e instalarem uma indústria de beneficiamento na própria região, agregando valor à comunidade local”, declarou o senador.


Deixe seu comentário


Publicidade