Política
Assembleia Legislativa fará cooperação com a Abel
A Assembleia Legislativa vai firmar um protocolo de cooperação técnica com a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel) para ampliar a atuação da Escola do Legislativo do Amapá. Os termos desse protocolo foram discutidos durante reunião da deputada Roseli Matos e o presidente da entidade, Florian Madruga.
A Abel é uma sociedade civil e sem fins lucrativos que congrega Escolas, Centros de Treinamento, Institutos de Estudos e Pesquisa e entidades afins vinculadas ao Poder Legislativo brasileiro, nos níveis federal, estadual e municipal, incluindo-se também neste universo as Escolas dos Tribunais de Contas.
Sua finalidade maior é promover o aperfeiçoamento das atividades legislativas através de eventos educativos de formação, capacitação e qualificação de servidores da administração pública.
Os termos de cooperação vão incluir: promover aperfeiçoamento das atividades legislativas através de eventos educativos de formação, capacitação e qualificação de servidores, e incentivar o intercâmbio de informações de interesse comum; difundir informações sobre os programas de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelas Escolas do Legislativo; estimular, divulgar e fortalecer programas de educação para cidadania desenvolvidos pelas Escolas, como forma de apoio às comunidades e à sociedade civil; incentivar e orientar parcerias e programas de racionalização e otimização de recursos alocados; apoiar as formas de comunicação entre as Escolas, com eventos periódicos, publicações, listas de discussão, videoconferências, dentre outros meios; apoiar e desenvolver programas para o fortalecimento do Poder Legislativo; ser fórum de debates em assuntos de relevância nacional e local.
Ficou agendado para janeiro a visita de uma comitiva da Alap ao presidente da Abel para assinatura do protocolo e inicio da parceria. O presidente da Abel é também secretário da Gráfica do Senado, que já assinou termo de cooperação técnica com a Assembleia do Amapá para implantação da Biblioteca Legislativa.
Deixe seu comentário
Publicidade