Cidades

Conferência discute a política da pessoa idosa

O encontro destacou e colocou em debate questões relativas à dignidade, multiplicidade e diversidade da pessoa idosa


Protagonismo e empoderamento. Estas foram as palavras de ordem da IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada nos dias 17 e 18 de dezembro, no Polo II da Universidade Estadual do Amapá (Ueap). O encontro destacou e colocou em debate questões relativas à dignidade, multiplicidade e diversidade da pessoa idosa, à garantia de direitos e à construção e fortalecimento de uma política pública estadual do segmento.

No primeiro dia de encontro, a palestra magna ministrada por Sandra Pessoa, conselheira do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI), vinculado à Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH), abordou a temática “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades”, com a finalidade de promover o aprofundamento do tema nos quatro eixos temáticos (gestão; financiamento; participação e controle social; enfrentamento à violência contra a pessoa idosa), subsidiando os participantes para os Grupos de Trabalho e debates.

Já no segundo dia de evento, a conferência recebeu para a condução dos debates Ana Lúcia da Silva, coordenadora geral do CNDI. Ela destacou a urgência da naturalização do envelhecimento, como um processo legítimo da vida, em contraposição à negação do envelhecer observada atualmente.

Nem só de trabalho, porém, foi feita a conferência. Em reconhecimento às diversas demandas do público idoso, entre elas lazer, liberdade e convívio social, no intervalo para o almoço, o cantor Dedé Mossoró alegrou o início de tarde. O público cantou, dançou e aplaudiu ao som de bolero, brega e carimbó.

Dando continuidade ao evento e seguindo orientações do CNDI, foram realizadas etapas importantes: leitura e aprovação do regimento interno, debates, formação de GT e a Plenária Final, com a aprovação de vinte propostas e eleição de dez delegados estaduais que representarão o Amapá na IV Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, a ser realizada em Brasília, de 25 a 27 de abril de 2016.


Deixe seu comentário


Publicidade