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Estudantes executam Programa de Educação Financeira nas escolas
O programa contribui para o desenvolvimento da cultura de planejamento, prevenção, poupança, investimento e consumo consciente.
Desde o mês de maio deste ano, 27 escolas estaduais de Ensino Médio, distribuídas em cinco municípios, estão executando o Programa de Educação Financeira na sala de aula, uma iniciativa da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). O programa contribui para o desenvolvimento da cultura de planejamento, prevenção, poupança, investimento e consumo consciente.
Os conhecimentos adquiridos podem favorecer a transmissão do aprendizado pelos jovens aos seus familiares e podem ajudá-los a conquistar sonhos individuais e coletivos e a protagonizar suas trajetórias de vida.
A gerente do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Dina Melo, explica que os jovens estão passando por um processo de disseminação do contexto de organização da vida financeira, contribuindo, entre outras coisas, para a diminuição de despesas e o controle do orçamento pessoal e da família.
Os alunos da Escola Estadual Jesus de Nazaré, por exemplo, estão desenvolvendo o projeto “Recicla’Arte” com o objetivo de oferecer aos jovens estudantes a formação necessária para que possam tomar decisões financeiras conscientes e sustentáveis tanto para a vida pessoal quanto para o país.
Para a realização do projeto, os alunos utilizaram a reciclagem de lixo gerando novos produtos. Fizeram a coleta e a separação dos materiais, como retalhos variados, tecidos estampados, latas, garrafas pets, papelão, entre outros. Todos os produtos fizeram parte de um bazar gerenciado pelos professores e alunos da instituição.
Nesta terça-feira, 22, a partir das 19h, na Escola Estadual Gabriel Almeida Café, os alunos estarão apresentando na sua Mostra Pedagógica o contexto financeiro por meio de seus trabalhos, utilizando diferentes componentes curriculares para explicar parte da realidade em vivem.
De acordo com a coordenadora do evento, a pedagoga Tatiane de Carvalho, que também coordena o grupo de profissionais comprometidos com a ação, “os professores escolheram algumas situações didáticas e, a partir delas, planejaram as atividades de modo contextualizado e interdisciplinar, como, por exemplo, o tema da crise financeira brasileira, como sensibilizar os alunos a serem menos consumistas, medida importante para encarar a crise”.
Outras unidades escolares que também já efetivaram o programa são: Colégio Amapaense; E. E. Alzira de Lima Santos; E. E. Gabriel Almeida Café; E. E. Mineko Hayashida e E. E. Jesus de Nazaré.
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