Política

Ministro da Saúde recebe secretária do Amapá e sinaliza investimentos

Sensibilizado com as dificuldades do setor no Amapá, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, convidou a secretária de Estado de Saúde do Amapá, Renilda Costa, para juntos encontrarem alternativas para melhorar a qualidade do serviço no Estado.


Na última segunda-feira, 28, em Brasília, duas reuniões ocorreram entre eles. Em uma delas, Castro convocou técnicos do Ministério da Saúde para participarem, encontros que geram a expectativa que novas portas se abriram para o Amapá.
 
Nos encontros, Renilda elencou pontos importantes para o desenvolvimento e estruturação da saúde. Entre os principais, estão a aceleração das obras do Hospital das Clinicas Alberto Lima, do Plano de Expansão da Radioterapia, investimos nas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti com a utilização dos recursos de custeio para investimentos nos municípios, assim, fortalecendo as campanhas de combate.
 
A gestora destacou ainda a necessidade de o Estado poder utilizar o recurso de custeio do Bloco de Financiamento da Vigilância em Saúde em investimentos nos municípios, para esta demanda. Marcelo Castro sinalizou que se empenhará para atender rapidamente.
 
Outro importante ponto abordado foi a necessidade de suporte na tecnologia de controle da gestão, o que também contribuirá para o atendimento ao usuário, evitando que pacientes do Estado percorram longas distâncias para chegar a Macapá apenas para marcar uma consulta e precisem repetir a viagem no dia do atendimento. Durante o encontro já ficou acertado que os técnicos do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (Datasus) disponibilizarão toda a sua estrutura e receberão nos dias 6, 7 e 8 de janeiro a equipe do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), para o Amapá dar início dos trabalhos de informatização da saúde.
 
Em reuniões anteriores com a própria presidente da república Dilma Rousseff, o governador do Amapá, Waldez Góes, e a secretária da Saúde sempre pediram um olhar especial do Governo Federal para a reavaliação dos recursos da Média e Alta Complexidade (MAC) do Amapá. Como os cortes sofridos no orçamento, o Amapá passa a operar com o mesmo valor de dez anos atrás. “Ouvi do ministro Castro que R$ 5 milhões fazem a diferença para o Estado do Amapá, fico esperançosa, pois hoje, uma das nossas maiores dificuldades é a aquisição de medicamentos e a manutenção dos nossos pacientes da MAC”, destacou.
 
Como desdobramento das reuniões, além do intercâmbio entre as equipes do Datasus e Prodap, na segunda quinzena de janeiro, está agendada uma visita de técnicos do Ministério da Saúde ao Amapá e da empresa projetista para dar andamento ao Plano de Expansão da Radioterapia. A comitiva também trará uma equipe do setor financeiro, que vai reavaliação do recurso para média e alta complexidade. Nesta conversa, também foi cobrada a aceleração das obras do Hospital das Clinicas Alberto Lima.

Deixe seu comentário


Publicidade