Geral
A Tragédia do Novo Amapá é contada no palco do Teatro das Bacabeiras
No dia 6, o espetáculo “Novo Amapá” retorna ao palco do Teatro das Bacabeiras. Desta vez o drama dos envolvidos no naufrágio será apresentado em formato de contação de histórias.
O barco Novo Amapá, com suporte para transportar no máximo quatrocentas pessoas e meia tonelada de mercadoria, teria partido em 6 de janeiro de 1981 do Porto de Santana (AP), superlotado e com quase uma tonelada de carga comercial, a embarcação tombou durante a noite. No dia seguinte a notícia chegou à Macapá através dos primeiros sobreviventes. Em menos de 48 horas a imprensa nacional voltou-se para o então Território Federal do Amapá, mas até hoje novas peças são encaixadas nesse quebra-cabeça, parte da história do Amapá relembrada a cada novo ano.
Desde 2012 a Cia. Supernova de Teatro Experimental presta homenagens às vítimas e familiares dos envolvidos no sinistro relembrando o triste acontecimento, já retratado no palco italiano e no teatro de bolso, a cada nova montagem o trabalho apresenta novidades, revela nomes para a cena local e estabelece diálogo com as diversas linguagens artísticas.
Neste ano, Novo Amapá será um espetáculo de contação de histórias e o convidado para a apresentação é Joca Monteiro, autor do texto “Triste Janeiro” que inspirou a peça teatral nos anos anteriores em produções realizadas pela Supernova e Grupo Eureca.
O espetáculo é baseado em pesquisas do escritor que em sua performance inclui narrativas e poemas que trazem à tona detalhes e fatos importantes sobre esta viagem que para muitos se tornou, inadvertidamente, sem volta. Notícias de jornais, coleta de depoimentos e versões diversas sobre o acontecimento resultaram nessa história que cativou a plateia amapaense.
Serviço:
Espetáculo Novo Amapá – Contação de Histórias
Local: Teatro das Bacabeiras
Data: 06 de janeiro de 2016
Horário: 20h
Ingressos: R$ 10 (inteira) R$ 5 (meia)
Classificação: Livre
Realização: Cia Supernova de Teatro Experimental
Apoio: Coletivo de Artistas Produtores e Técnicos em Teatro do Amapá (CAPTTA)
Informações: (96) 98115-2710 / 99129-1124
Deixe seu comentário
Publicidade