Pavimentação garante trafegabilidade na AP-340
Distante 100 km da capital Macapá, o município de Itaubal do Piririm vive outra realidade. As obras de pavimentação da AP-340 são um dos grandes investimentos do Governo do Amapá para promover o desenvolvimento humano, social e econômico da região.
As primeiras famílias chegaram na região por volta de 1935. Vieram principalmente das ilhas do Pará, em busca de boas terras e farta alimentação, fundando um povoado e trabalhando, principalmente, na agricultura e pecuária.
Por muitas décadas, os itaubenses padeceram com dificuldade de acesso à capital. Pioneira no município, a agricultora Raimunda Tavares, conta que, inúmeras vezes, perdeu a produção que comercializaria nas feiras de Macapá.
“Já levamos até cinco horas de Itaubal a Macapá; no inverno a situação era pior. Já perdi produção de farinha, verduras e pescado, que se estragaram pela estrada. Agora, apenas uma hora e meia de viagem nos separa da capital, oportunizando que nosso produto chegue fresquinho. Finalmente, o progresso chegou em nossa região”, comemorou Raimunda.
A obra está na etapa final e é acompanhada periodicamente pelos moradores e pelo governador Waldez Góes com a equipe técnica. Na tarde desta quarta-feira, 6, em mais uma visita monitorada, os gestores acompanharam a etapa final da pavimentação asfáltica, que chegou à área urbana do município.
“Quando se tem oportunidade de governar, tem que se investir no desenvolvimento regionalizado e integrado, e faremos isso de Oiapoque a Laranjal do Jari. Estamos dando condições aos municípios de contribuir consigo e com o Estado”, compartilhou o governador Waldez Góes, durante conversa com a comunidade.
Cerca de 5 mil pessoas vivem no município de Itaubal e nas mais de 20 comunidades da região. E pelo menos 80% da mão de obra utilizada na pavimentação é local.
São 21,25 quilômetros de pavimentação, que iniciou no distrito do Paulo, no entroncamento com a AP-070 até a área urbana de Itaubal. Finalizada a pavimentação e construção de meio fio na rodovia, os trabalhadores seguem na construção da ponte do Curicaca.
Plano
O Plano Rodoviário Estadual está incluso no pacote do Plano de Investimento em Infraestrutura, lançado em setembro pelo governador Waldez Góes, onde serão investidos R$ 350.810.562,32 para drenagem, terraplanagem e asfaltamento das estradas e ramais que dão acesso aos municípios de Macapá, Cutias, Amapá, Mazagão, Pracuúba, Itaubal e distritos. Os valores orçados para a execução das obras são oriundos do financiamento realizado pelo governo junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Deixe seu comentário
Publicidade