Cidades

Sete destaca artesãos em relatório

A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (sete) divulgou esta semana um relatório com as principais ações desenvolvidas no ano de 2015.


O que chama a atenção foi a participação de micro e pequenos empreendedores em eventos locais, nacionais e ainda a qualificação para o mercado de trabalho. Um desses segmentos foi o de artesanato.
 
No ano passado, com apoio direto da Sete, os artesãos amapaenses estiveram presentes no aniversário da cidade de Macapá; Carnaval no Sambódromo; na Roda de Samba do Mercado Central; Arraiá de São José; Equinócio das Águas; Praça Lilás; Dia do Trabalhador; Festival da Castanha; Forrozão; na inauguração da pista do Estádio Olímpico Milton de Souza Corrêa, o Zerão; Feneart (Olinda/PE); Festa de São Tiago; 19º Carnaguari; Festival do Abacaxi; 51º Expofeira e na Semana da Consciência Negra.
 
“A categoria estava desacredita e desmotivada. Com muito esforço conseguimos inseri-los nos eventos. Nosso foco era estimular a presença deles nas programações de governo e em outras atividades. Em 2015, a Sete esteve presente em Macapá, Mazagão, Santana e Laranjal do Jari. Este ano vamos ampliar as ações”, disse a secretária de Trabalho e Empreendedorismo, Marciane Santo.
 
Em parceria com instituições como o Serviço de Apoio às Miro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sest/Senat, Serviço Nacional do Comércio (Senac) e Secretaria de Estado da Educação (Seed), foram qualificados 681 trabalhadores nos cursos de Atendimento ao Público; Formação de Motoristas de Transporte de Cargas e Pessoas; Higiene e Manipulação de Alimentos; Mulheres Empreendedoras; Empreendedorismo; Porteiro e Vigilante; Operador de Computador; Operador de Caixa; Auxiliar de Recursos Humanos; Auxiliar Administrativo; Francês Básico e Técnicas de Venda.
 
Colocar em funcionamento os postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) foi outro grande desafio em 2015. No início do ano, todos os Sines estavam com as atividades paradas. Após um mutirão, as unidades foram reativadas no Super Fácil, Sine Centro, Santana e Laranjal do Jari. “Ainda estamos batalhando para reativar o convênio com o governo federal para a manutenção do Sine. A falta de prestação de contas da gestão anterior prejudicou em muito as atividades. Mesmo com toda dificuldades e contando com o apoio do governador Waldez Góes, nossos postos estão em pleno funcionamento”, avaliou a gestora da Sete.
 
A boa notícia neste início de 2016 foi reativação do convênio com o governo federal, através do Ministério do Trabalho e Previdência Social, para a manutenção da rede Sine no Amapá. São R$ 300 mil, divididos em duas parcelas. O dinheiro será disponibilizado assim que o Orçamento da União de 2016 for aberto.
 
A Central do Trabalhador Autônomo (CTA) também foi reativada. No local, a população pode contratar serviços de diaristas como garçons, eletricistas, pedreiros, carpinteiros, lavadores, capinadores, etc. A CTA possui mais de sete mil trabalhadores cadastrados das mais diversas profissões. A negociação de valores é feita diretamente entre o solicitante e o trabalhador. A CTA faz apenas a intermediação da mão de obra. O telefone de contato é 3212-9155.
 
O Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (Ceter) também recebeu atenção especial, com a disponibilidade de sala, material de expediente e pessoal. O Ceter tem papel fundamental na avaliação e fiscalização do emprego dos recursos destinados à qualificação do trabalhador, por exemplo, e acompanhamento das ações. 
 
“Nossa equipe é bastante unida e aguerrida. Isto fez a diferença no ano passado e este ano nossa meta é avançar ainda mais em programas, projetos e ações voltadas à qualificação do trabalhador, intermediação de mão de obra e colocação e recolocação no mercado de trabalho”, finalizou a secretária.

Deixe seu comentário


Publicidade