O Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado de Transportes (Setrap), está retomando os trabalhos de manutenção e conservação dos trechos sul e norte da BR-156 e das rodovias estaduais. Os serviços têm como objetivo preparar as estradas e recuperar pontes para a chegada do período das chuvas.
Segundo o titular da Setrap, Jorge Amanajás, o trabalho será uma intensificação das ações que ocorreram no segundo semestre de 2015 no combate à erosão e problemas de pavimento e tráfego nas vias, visando principalmente evitar os atoleiros, que são comuns no inverno, além da recuperação das pontes.
“Este ano estamos bem mais preparados em relação ao ano passado, quando tivemos problemas com essas estradas, devido ao longo período que elas ficaram sem receber esses serviços. Dando continuidade ao que foi feito no verão, iremos atuar nos pontos críticos, que são as ladeiras e em áreas onde tradicionalmente há concentração de atoleiros”, explicou.
No trecho norte da BR-156, Amanajás destacou que os 112 quilômetros ainda não pavimentados receberão atenção especial, principalmente na área próxima à comunidade indígena do Uaçá, em Oiapoque, que em 2015 ficou com o tráfego interditado por conta de uma erosão que restringiu a passagem de veículos de grande porte.
No trecho sul, as ações serão em toda a extensão dos cerca de 260 quilômetros, em especial no trecho que dá acesso às comunidades do Cajari.
Nas rodovias estaduais, o secretário afirmou que o trabalho se volta para os trechos não pavimentados da AP-70, AP-110, na área que compreende São Joaquim e Santa Luzia do Pacuí até o município de Cutias de Araguari, além dos ramais que dão acessos às comunidades agrícolas.
“Esses trechos de ambas as rodovias estão contemplados no conjunto de ações do governo que integra o plano rodoviário, mas ainda não foi possível realizar a pavimentação em razão da existência de vestígios arqueológicos que foram encontrados na região. O Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional] só nos autorizou fazer a conservação desses pontos”, frisou.
Em relação às pontes, a Setrap fará a recuperação de nove apenas no trecho sul da BR-156 e fará o monitoramento das que apresentarem falhas estruturais nas demais rodovias. Os trabalhos iniciam ainda no mês de janeiro.
Manutenção em rodovia
A BR-156 é de jurisdição federal, de responsabilidade do Departamento Nacional de Trânsito (Dnit), mas a conservação e manutenção da rodovia são feitas pelo Governo do Amapá, através de um convênio firmado feito em 2010, que foi renovado em dezembro de 2015.
Nas rodovias estaduais, o trabalho de conservação, manutenção e pavimentação é de inteira responsabilidade do Governo do Estado do Amapá.
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