Cidades
Pré-matrícula das escolas estaduais começa nesta segunda
Nos municípios ou localidades onde não houver sinal de internet as inscrições serão realizadas de forma presencial
Começa nesta segunda-feira, 18, a pré-matrícula para as escolas da rede estadual de ensino. A Secretária de Estado de Educação, Conceição Medeiros, explicou no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9) que a pré-matrícula é feita exclusivamente através da plataforma digital, isto é, pelo sistema on line. O objetivo, segundo ela, é evitar filas nas escolas, possibilitando um maior planejamento das unidades escolares para o ano letivo de 2016.
De acordo com a Secretária, estão sendo operacionalizadas as três fases adotadas pelas redes unificadas, compostas pelo Estado e municípios de Macapá e Santana. “Entramos agora na segunda fase, que é a pré-matrícula online. Precisamos contar com o apoio de toda comunidade escolar, no sentido de atender os pais de maneira responsável e cordial, orientando-os segundo as normas emanadas pela rede unificada. Hoje (segunda-feira) já está disponibilizado o Sistema de Matrícula (Sismatri), dando início a segunda fase da pré-matrícula online por meio do sitewww.prematricula.ap.gov.br”.
Conforme pontuou Conceição Medeiros, o Sismatri é uma ferramenta de fácil utilização que proporciona total controle na matrícula online que ficará disponível até o dia 22 de janeiro. Conceição Medeiros. Ela ressaltou que o usuário (pai, responsável ou aluno) deverá por meio de CPF, inserir os dados solicitados no site, como: nome do aluno, endereço, escola que tem interesse em estudar, sendo que serão disponibilizadas duas opções de unidades escolares.
“Para aqueles que não realizaram a Chamada Escolar, primeira fase do processo que aconteceu nos meses de outubro e novembro do ano passado, terão uma segunda chance no período de 1 a 5 de fevereiro, quando o sistema será reaberto para os usuários. Já nos municípios ou localidades onde não houver sinal de internet, muito frequente em escolas das zonas rurais, as inscrições serão realizadas do modo físico, isto é, com entrega de documentação nas secretarias das escolas, no mesmo período estipulado pelas redes unificadas”, ressaltou a Secretária.
Deixe seu comentário
Publicidade