Cidades
Secretaria de Saúde comanda força tarefa para combater o Aedes aegypti
Mosquito é transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus
A titular da Secretaria de Estado da Saúde, Renilda Costa, anunciou na manhã desta segunda-feira, 18, no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9) o lançamento de um pacto envolvendo todos os Poderes, instituições públicas federais, estaduais e municipais, e iniciativa privada para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. “Estão envolvidas nesse pacto várias instituições e entidades da sociedade civil organizadas, com o objetivo de cerrarmos fileiras contra o mosquito, principalmente com a realização de um trabalho eminentemente educativo, como forma de prevenção das doenças transmitidas por ele”, explicou.
Para Renilda Costa, é importante o engajamento do maior número possível de instituições públicas e privadas no combate ao Aedes egypti: “Na prática, hoje (segunda-feira) estamos criando uma força tarefa com a participação de todos os setores técnicos relacionados à vigilância em saúde, municípios, Defesa Civil, e os Ministérios Públicos Federal e Estadual para a monitoração dos recursos. Com a instalação dessa ‘Sala de Situação” haverá toda a discussão técnica que irá refletir em todos que aderirem ao pacto; iniciaremos com uma grande ação no município de Oiapoque, onde se concentra a maior parte dos casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, com a mobilização de servidores e de toda a população local para combater o mosquito”.
No que diz respeito aos recursos financeiros que serão utilizados pela força tarefa, Renilda Costa afirmou que isso não será problema: “Por ocasião da reunião da Presidente Dilma com os governador em dezembro, ela afirmou que não faltarão recursos. E isso realmente está acontecendo, tanto que na semana passada mais de R$ 1 milhão foram destinados aos municípios; agora estamos atualizando recursos que serão distribuídos aos estados, inclusive o Amapá, com o qual iremos coordenar toda a parte logística,”.
Questionada sobre os testes que detectam dengue em 20 minutos, que já estão sendo utilizados pela rede pública de saúde de São Paulo, a Secretária explicou que os kits já estão sendo comprados pelo governo federal. Segundo ela, os testes rápidos chegarão brevemente ao Amapá, e serão destinados diretamente aos municípios.
Deixe seu comentário
Publicidade