Nota 10

Documentário sobre Mazagão vai ser filmado no Amapá e no Marrocos

O documentário “Mazagão – mito, memória e migração” vai mergulhar no imaginário e na história do povo de Mazagão revelando essa trajetória que atravessou o Oceano Atlântico e que completa 246 anos.


O filme trás a tona o encontro de dois mundos e tempos: o da cidade do passado e suas histórias de batalhas gloriosas, com a comunidade atual que luta para manter suas tradições diante de uma encruzilhada com o mundo moderno. As festas mazaganenses, cheias de simbologias servem de base do argumento e do roteiro criados pelo cineasta canadense Gavin Andrews ao se aventurar pela rica história desse pedaço da Amazônia.
 
O documentário relata a origem marroquina até a fundação da cidade de Mazagão Velho, abordando as manifestações culturais, os costumes, as tradições, a origem da Festa de São Tiago e o cotidiano do povo que vive no município.
 
O filme acompanhará a viagem de dois mazaganenses em um “retorno” inédito à terra dos seus ancestrais. Os protagonistas dessa história são Jozué Videira, 48 anos, autônomo e facilitador cultural através de um ponto de cultura que mantém no quintal da sua casa; e Joseane Brito, 29 anos, professora de historia e historiadora por paixão.
 
O projeto foi aprovado no edital do Fundo Setorial de Cinema (FSA) da ANCINE – Agência Nacional de Cinema para a produção de um telefilme documentário destinado para as TVs públicas e educativas brasileiras. Essa serie de editais visa a regionalização da produção audiovisual independente no Brasil e faz parte do Programa “Brasil de Todos as Telas”, da  Ancine através do Banco Regional de Desenvolvimento.
 
O documentário será realizado através de co-produção entre a Espaço Cinema, uma produtora independente estabelecida em Porto Velho – RO e a Castanha Filmes do Amapá. A equipe é composta por profissionais do segmento audiovisual amapaense, como Cassandra Oliveira na co-direção, Ana Vidigal na direção de produção, Aron Miranda no som direto e Thomé Azevedo na assistência de produção. (Divulgação: Contato (96) 99118-8627 / Email: thomeazevedo@gmail.com / gavin@castanha.org)

Deixe seu comentário


Publicidade