Cidades

Semana do Japão no Amapá: Diversidade Cultural na Linha do Equador

A partir do próximo dia 26, a população de Amapá terá a oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura japonesa e sua diversidade.


A Semana do Japão no Amapá: Diversidade Cultural na Linha do Equador com vasta programação inclui demonstração/oficinas de Yukata (vestimenta informal de verão), dança folclórica japonesa, Ikebana (arranjo floral), Origami (dobradura de papel), Mangá (gibis japonês), Shuji (caligrafia) e de Taiko (tambor japonês) que acontecem nos dias 26 a 28 de janeiro, nas dependências do Museu Sacaca. O evento faz parte dos eventos comemorativos dos 120 Anos de Amizade Japão Brasil. Entrada franca.
 
A Cerimônia de Abertura será realizada no dia 26, às 15h30, no auditório do Museu Sacaca, seguida da palestra proferida pelo cônsul principal do Japão, Sr. Masahiko Kobayashi, que abordará sobre a história e a atual situação dessa relação que iniciou há 120 anos, fechando com as apresentações culturais como taiko (tambor japonês) e a dança japonesa a serem executadas pelos simpatizantes locais e de Belém (PA).
 
No dia 27, às 10h30, haverá também a apresentação sobre bolsas de estudo oferecidas pelo Governo do Japão aos estudantes e pesquisadores brasileiros.
 
Promoção do Consulado do Japão em Belém, Governo do Estado do Amapá e o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá, com o apoio da Amcel, Associação Nipo-Brasileira no Estado do Amapá, Colégio InterGenius e Amazônia Típica.
 
Palestra “120 Anos de Estabelecimento das Relações Diplomáticas entre Japão e Brasil e a Relação Bilateral”
 
Dia 26, às 15h30
 
Contexto histórico do Japão e do Brasil no século XIX antes do estabelecimento das relações diplomáticas; a Celebração do Tratado de Amizade, Comércio em Navegação; Duas histórias de imigração; a relação bilateral atual.
 
Palestra sobre Bolsas de Estudo oferecidas pelo Governo do Japão
 
Dia 27, às 10h30
 
Apresentação sobre Concurso de Bolsas de Estudo oferecidas pelo Governo do Japão para estudantes e pesquisadores brasileiros. O Consulado do Japão em Belém recebe inscrições dos estados do Amapá, Maranhão, Pará e Piauí, para modalidades dePesquisador, Graduação universitária, Escola técnica, Curso profissionalizante e Educação escolar. Requisitos básicos: ser brasileiro, fluência na língua inglesa ou japonesa, bom rendimento acadêmico. Ainda, para pleitear vaga de Pesquisador e Educação escolar, o candidato deve ter idade inferior a 35 anos no ato da viagem e ensino superior completo. Para demais modalidades a idade é de 22 anos incompletos na data da viagem e é necessário ter concluído ou estar cursando o último ano do ensino médio. A seleção é feita por meio da análise de documentos, prova escrita e entrevista. Os benefícios da bolsa são: ajuda de custo, passagens aéreas de ida e volta ao Japão e pagamento das despesas escolares e hospitalares.
 
 
Yukata  浴衣
 
Yukata é uma vestimenta japonesa informal de verão. Nos festivais de verão japonês (matsuri) geralmente encontramos pessoas usando yukata. Yukata é utilizado após o banho e continua sendo usado em hotéis tradicionais (ryokan) e em estação de águas termais (onsen) do Japão. A palavra yukata literalmente significa “roupa de banho”.Yukata pode ser usado por homens, mulheres e crianças. Dia 27,14h30 às 16h e dia 28, das 9h às 10h30.
 
Dança folclórica japonesa (Bon-Odori) 民謡
 
Esta dança faz parte de um período de homenagens aos espíritos dos antepassados que correspondente ao Dia dos Finados no Ocidente. Nessa ocasião, as pessoas se confraternizam por meio dessa dança, por acreditarem que os espíritos também participam deste momento. Dia 27, 9h às 10h30 e das 14h30 às 16h e Dia 28 das 9h às 10h30.
 
Ikebana 生花 (arranjo floral)
 
Voltada atualmente para a decoração de interiores e praticado como um agradável passatempo, a arte do ikebana emprega materiais naturais, possuindo inúmeros estilos e formas no mundo afora. Dia 27, das 14h30 às 16h,16h às 17h30 e Dia 28 das 14h30 às 16h.
 
Origami 折紙 (dobradura de papel)
 
Palavra de origem japonesa vem do verbo “oru” = dobrar e “kami” – papel. Atualmente, além de ser uma das artes transmitidas nas escolas, é também um dos exercícios praticados pelos portadores de necessidades físicas de idade, com excelente resultado. Dia 26, 10h30-12h e Dia 27,16h-17h30.
 
Mangá 漫画 (gibis japoneses)
 
Mangá é a designação dada aos quadrinhos japoneses, originalmente do Japão. Os personagens dos mangás se destacam principalmente por seus olhos geralmente muito grandes, bem definidos, cheios de brilho, para que possam conferir mais emoção aos seus personagens. Dia 27,9h-10h30 e Dia 28, 10h30-12h e 14h30-16h.
 
Shuji 習字 (arte da caligrafia)
 
A arte caligráfica japonesa, o Shuji, é feito com pincel e tinta especial, e constitui-se num mecanismo de grande importância para a compreensão do ideograma japonês, pois se aprende a escrever corretamente com base na amostra. Dia 27,9h-10h, 10h30-11h30, 14h30-15h30, 16h-17h, 17h-18h e Dia 28, 9h-10h, 10h30-11h30.
 
Taiko 和太鼓 (tambor japonês)
 
O taiko é um instrumento de percussão e é tocada com a mão ou com o uso de uma baqueta, mas sempre exige do músico a habilidade rítmica e o preparo físico para sustentar batidas homogêneas e obter som satisfatório. Dia 26, 11h-12h; Dia 27, 9h-10h30, 14h30-15h30, 16h-17h e Dia 28,9h-10h.

Deixe seu comentário


Publicidade