Cidades

GEA avança em obras de ramais

O Governo do Estado do Amapá (GEA), por meio da Secretaria de Estado de Transportes (Setrap), segue em ritmo acelerado com as obras de pavimentação dos ramais localizados no Distrito da Fazendinha, inclusos no Projeto Igarapé Sustentável, voltado ao setor produtivo de Macapá e Santana.


Nas vias que dão acesso ao Polo Hortifrutigranjeiro, a empresa HB20 Construções, executou 40% das obras de drenagem. A construção da base e sub-base do trecho de 5,51 quilômetros está adiantada, considerando que os trabalhos iniciaram na segunda quinzena de novembro de 2015. A previsão de conclusão de ambas as etapas é para o fim do mês de fevereiro.

Segundo o titular da Setrap, Jorge Amanajás, as próximas etapas da obra, como a terraplanagem, a preparação do pavimento para receber a capa asfáltica, sinalização e meio fio só ocorrerão a partir do término do período das chuvas.

“São serviços que precisam da preparação da terra e dos demais materiais utilizados no procedimento, que dificilmente podem ser feitos nessa época. Mas estamos adiantados; o contrato para a conclusão é de um ano e acredito que conseguiremos finalizar tudo bem antes”, frisou.

Após a finalização das obras no polo, o trabalho prossegue no Ramal do CD Rural, onde será pavimentado 1,49 quilômetro. No fim de 2015, a Setrap realizou a limpeza e manutenção do trecho, garantindo maior segurança no tráfego de veículos que se deslocam para o local.

Para o produtor rural José Nobre, que mora há 20 anos no polo, a obra vai contribuir para o escoamento da produção rural para outras partes da capital. “Eu planto hortaliças e sei o quanto é difícil pra gente sair com o produto daqui. Mas estou confiante com esse trabalho porque acho que as coisas vão melhorar”, comemorou. 

Projeto

O projeto Igarapé Sustentável consiste na pavimentação dos dois pontos beneficiados, além da construção de duas fábricas para beneficiamento de polpas de frutas e camarão, uma unidade de produção de vegetais minimamente processados, trapiche para embarque e desembarque da comunidade, beneficiando diretamente os produtores da região.

Também está prevista a construção de um centro de atendimento a turistas e de um mercado de produtos agroextrativistas no Igarapé da Fortaleza, em Santana. Essas obras estão sendo executadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf).


Deixe seu comentário


Publicidade